Presidente da Fapema visita o CPqD

Presidente de instituição de apoio à pesquisa do Maranhão (Fapema) visita o CPqD

No dia 31 de outubro, o CPQD recebeu a visita do Diretor-Presidente, Alex Oliveira de Souza, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). O objetivo da visita foi conhecer os projetos em desenvolvimento pela Unidade Embrapii e prospectar parcerias.

A Fapema atua com base em três grandes eixos de desenvolvimento para o Estado do Maranhão: energia alternativa (exploração de sua energia maremotriz, ou energia das marés), economia criativa (aproveitamento da sua riqueza cultural) e biotecnologia. Na visão do Diretor-Presidente, a Unidade Embrapii poderá colaborar com sua expertise em sensoriamento remoto. “Temos um grande potencial de exploração de nossa biodiversidade. Nossos pesquisadores têm trabalhado no aproveitamento dessa biodiversidade de modo a transformá-la em produtos. Alguns deles necessitam de sensoriamento remoto para melhorar sua produção, e o CPQD poderá nos ajudar nesse sentido”, comentou Alex Oliveira de Souza.

O executivo visitou os laboratórios de computação cognitiva e visão computacional, bem como os laboratórios de automação industrial, comunicação óptica e sem fio.