Projeto Plataforma IoT é lançado pelo Ministério das Comunicações

Como principal executor do projeto, o CPQD participou do lançamento da Plataforma IoT – Estrutura Aberta de Tecnologias para Internet das Coisas e suas Aplicações, que aconteceu na quinta-feira (05/05), na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. A iniciativa, que conta com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) do Ministério das Comunicações e será desenvolvida em parceria com outras instituições de pesquisa, tem o objetivo de criar uma plataforma aberta de tecnologias para Internet das Coisas (IoT) destinadas a aplicações em cidades inteligentes.

Segundo o ministro das Comunicações André Figueiredo, o projeto faz parte do plano Brasil Inteligente, que será lançado na segunda-feira (09/05). “A Internet das Coisas estará cada vez mais presente no dia a dia do cidadão”, enfatizou o ministro na cerimônia.

“O CPQD tem como missão levar progresso e desenvolvimento para a sociedade, a partir do apoio do Ministério das Comunicações”, afirmou Sebastião Sahão Júnior, presidente da organização. “O retorno dos investimentos para os cidadãos é fundamental para garantir um futuro melhor para todos”, acrescentou.

O presidente do CPQD também destacou o pioneirismo da iniciativa, ao unir diversas entidades conceituadas em uma Rede de Pesquisa responsável pelo desenvolvimento desse projeto – que tem duração prevista de três anos. Além do CPQD, integram essa rede o Instituto Atlântico, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), a Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (FACTI) e a Universidade Federal do Ceará.

Projeto Plataforma IoT, lançado pelo Ministério das Comunicações