Tecnologias de sensoriamento e de identificação por radiofrequência 

Tecnologias de sensoriamento e de identificação por radiofrequência são apresentadas em evento de petróleo e gás

O CPQD participou, com um espaço exclusivo no estande da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), do evento Rio Oil & Gas 2016, que aconteceu de 24 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro. O objetivo dessa participação foi divulgar no setor petrolífero a expertise do CPQD e sua atuação em projetos inovadores, como unidade Embrapii – iniciativa governamental voltada à promoção da pesquisa tecnológica para inovação em cooperação com empresas do setor industrial.

No estande, estavam demonstrações das tecnologias de sensoriamento óptico e sem fio desenvolvidas para a área de exploração de petróleo em ambientes terrestres e submarinos. “Também estamos expondo nossas competências em projetos que compreendem tecnologias de identificação por radiofrequência em equipamentos de proteção individual (EPI)”, contou Marcos Sanches, da área de Redes Convergentes do CPQD.

Em 2014, o CPqD recebeu credenciamento como unidade Embrapii – Comunicações Ópticas e, mais recentemente, Comunicações sem Fio. Desde então, vem atuando em projetos de desenvolvimento de soluções avançadas nesses segmentos, que estão em plena expansão na atualidade.

O Rio Oil & Gas 2016 é o principal evento sobre petróleo e gás da América Latina e, este ano, teve como tema Caminhos para uma indústria de petróleo competitiva. O congresso e a exposição aconteceram no Riocentro – Centro de Convenções, localizado à Rua Salvador Allende, 6555, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.