Treinamento em conjunto com UIT capacita profissionais de países da América Central

Treinamento em conjunto com UIT capacita profissionais de países da América Central e do Caribe

O CPQD realiza, em parceria com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), um treinamento para profissionais de institutos, universidades, governos e agências reguladoras de países da América Central e do Caribe. A iniciativa integra o conjunto de ações da UIT promovidas com o objetivo de contribuir com novos conhecimentos sobre TICs e aprimorar os processos de homologação de produtos de telecomunicações e de avaliação de conformidade nesses países. O treinamento acontece no período de 27 de junho a 1º de julho, nas dependências do CPQD, em Campinas, São Paulo.

O treinamento, com carga horária de 40 horas, compreende, entre outras etapas, visitas a laboratórios de ensaios, estudo dos aspectos teóricos de acreditação em normas internacionais voltadas para requisitos de gestão de laboratórios de ensaio e calibração, cálculos de incertezas de medição, testes nas tecnologias 2G, 3G, 4G, Wi-Fi, Bluetooth, redes NGN (Next Generation Networks), voz sobre IP equalidade de voz e testes de conformidade e de interoperabilidade.

“Estamos contribuindo para atualizar e ampliar o conhecimento desses profissionais em temas relevantes para seus países. Será possível aprofundar o contato com o CPQD e conhecer melhor seu potencial de apoio aos governos desses países”, diz Antônio Carlos Bottura, da Gerência de Avaliação da Conformidade em Produtos e Sistemas do CPQD. Segundo Bottura, essa edição do evento contará com tradução simultânea para o espanhol para os participantes.