2017-05-16

Workshop internacional no CPqD foi palco para a criação de nova entidade na área de óptica e fotônica

A criação da Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica – SBFoton foi um dos destaques da programação do VI International Workshop on Trends in Optical Technologies – Towards Terabit per Second Optical Networking, que aconteceu no CPqD, em Campinas (SP), nos dias 24 e 25 de maio. Organizado pelo próprio CPqD e pela BrPhotonics, o evento reuniu especialistas – nacionais e internacionais – da indústria, de operadoras de telecomunicações, de universidades e instituições de pesquisa e desenvolvimento e, ainda, representantes do governo.

“O objetivo da SBFoton foi fomentar o desenvolvimento científico e a criação no país de um ecossistema na área de óptica e fotônica, envolvendo a indústria, a academia e os centros de pesquisa”, afirma Daniel Pataca, pesquisador do CPqD e um dos responsáveis pela criação da nova entidade. Para isso, o plano de ação da SBFoton prevê a realização de congressos – o primeiro em maio de 2018 -, workshops e outros encontros, o lançamento de uma newsletter e de uma revista científica, a organização de webinars, além da assinatura de acordos de cooperação com outras entidades relacionadas ao setor.

A assembléia de fundação da SBFoton fna oi realizada quarta-feira (24), ao final do primeiro dia de atividades do workshop internacional Trends in Optical Technologies. Na ocasião, foi anunciada a composição da diretoria, do conselho deliberativo e do conselho fiscal da nova entidade – que incluiu representantes de empresas do setor (BrPhotonics, Padtec, Skylane Optics e Prysmian, entre outras), de universidades (Unicamp, USP, UNESP, UFSCAR, Mackenzie, etc.) e de instituições como o CPqD, IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e o CTI Renato Archer.