Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

  • Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

O programa de pesquisa e desenvolvimento do CPqD, o maior da América Latina em sua área de atuação, engloba atividades voltadas para futuras transições tecnológicas, projetos direcionados às necessidades do mercado e utilização de tecnologias para o atendimento das políticas públicas de inclusão digital. O amplo conhecimento acumulado possibilita também a viabilização de projetos de desenvolvimento tecnológico personalizados aos seus clientes.

Contínuos investimentos em capacitação e infraestrutura são realizados para que o CPqD se mantenha na vanguarda, possibilitando avanços tecnológicos significativos.

O programa de P&D do CPqD é inspirado em grandes temas estruturantes centrados nas necessidades das pessoas, gerando soluções que impactam positivamente a indústria. A base de conhecimento do CPqD está estruturada em plataformas tecnológicas.

Uma plataforma tecnológica é caracterizada por uma coleção de competências tecnológicas afins, gerenciadas de forma sistemática, tendo em vista a inovação (pesquisa, desenvolvimento e aplicação no mercado). Os resultados tecnológicos, oriundos de projetos nas diversas plataformas, são transformados em resultados para o mercado, compondo ofertas de software e serviços, licenciando tecnologias para a indústria ou criando novas empresas.

Diversas instituições de fomento e empresas parceiras apoiam o programa de P&D, cujos resultados ao longo dos anos contribuem para transformar o mercado e alavancar o desenvolvimento do país.

O CPqD conta com uma infraestrutura laboratorial privilegiada, composta por um conjunto de avançados laboratórios, que são continuamente atualizados e permitem executar, com excelência, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e conduzir serviços tecnológicos inovadores para empresas e órgãos governamentais. São mais de 20 laboratórios, que ocupam uma área de cerca de 3 mil m2 e estão, inclusive, cadastrados no Diretório de Instituições de Pesquisa do CNPq.

A organização adota o modelo de inovação aberta, pelo qual a possibilidade de desenvolvimento fora dos limites da instituição aumenta consideravelmente. Para isso, promove regularmente eventos de inovação com foco no desenvolvimento de novas parcerias e de colaboração com universidades renomadas, laboratórios de primeira linha e projetos de destaque, no Brasil e no exterior.

Com o objetivo de divulgar os resultados tecnológicos mais relevantes dos projetos conduzidos pelo CPqD, e de proporcionar mais um canal de difusão e de interação com a comunidade brasileira de tecnologia da informação e comunicação, o CPqD produz semestralmente a publicação Cadernos CPqD Tecnologia.

Plataformas Tecnológicas

Todos os direitos reservados ao CPqD.