Unidade EMBRAPII CPqD – Comunicações Ópticas

  • Agilidade e flexibilidade para contratação de projetos

A missão da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) é contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira, por meio do fortalecimento de parcerias entre empresas e instituições de P&D credenciadas – as Unidades EMBRAPII.

Seu modelo de atuação proporciona agilidade, flexibilidade e risco reduzido no apoio a projetos de P&D das empresas. Os recursos não reembolsáveis administrados pela EMBRAPII são utilizados nos projetos entre empresas e as Unidades EMBRAPII, que possuem foco tecnológico e capacidade de atender às demandas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I) das empresas.

CPqD: Unidade EMBRAPII apoiando a inovação na sua empresa

O CPqD é uma Unidade EMBRAPII desde 2014. É uma organização de P&D altamente inovadora em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), com muito a oferecer para as empresas interessadas em realizar projetos de desenvolvimento tecnológico – para inovação de produtos e processos – que exijam experiência, conhecimentos e expertise tecnológica nas seguintes Linhas de Atuação:

Linhas de Atuação

Equipamentos, dispositivos e meios físicos
para comunicações ópticas

Desenvolvimento de novas tecnologias, arquiteturas, sistemas, equipamentos e dispositivos de comunicação óptica para aplicações em sistemas de acesso, interconexão, metropolitano e de longa distância.

Desenvolvimento de novos dispositivos em fotônica integrada, de novas soluções tecnológicas de sensores de fibra óptica, e de novas soluções de fibras, cabos e dispositivos para infraestrutura óptica.

Integração óptica-sem fio

Desenvolvimento de novas tecnologias, arquiteturas, sistemas, equipamentos, antenas e dispositivos de comunicação sem fio para aplicações M2M (Machine-to-machine) e de IoT, bem como para redes LTE-Advanced/4G e 5G, entre outras, em faixas de frequências distintas e customizáveis.

Desenvolvimento de novas soluções tecnológicas envolvendo software, segurança da informação e comunicação, tecnologias de visão computacional, computação cognitiva e processamento de fala, entre outras, para aplicações com comunicações de dados (ópticas e/ou sem fio) na área de automação para indústrias, empresas de utilites e de agronegócio, além de cidades inteligentes e IoT, entre outras.

P&D de novas soluções tecnológicas para equipamentos e produtos de comunicação de dados (ópticas e/ou sem fio) com integração eletrônica por meio de técnicas e recursos de microeletrônica: SoC / ASIC (System-on-a-chip / Application-specific integrated circuit) e FPGA (Field-programmable gate array).

Contato

Todos os direitos reservados ao CPqD.