Unidade Embrapii CPqD

O CPqD tem domínio tecnológico na maioria das frentes necessárias para a inovação em Comunicações Ópticas, apoiadas por suas plataformas tecnológicas.

As relações de parceria estabelecidas entre a Unidade Embrapii CPqD e as empresas do setor atuarão no sentido de oferecer soluções avançadas em comunicações ópticas, setor em plena expansão atualmente. Um diferencial no tocante à forma de atuação e à capacidade de execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com empresas caracteriza-se em uma maior agilidade nas fases de elaboração, aprovação e execução dos planos de trabalho, capaz de responder às demandas do setor industrial de forma rápida e eficiente. Os projetos de PDI do CPqD têm por objetivo a transferência das tecnologias desenvolvidas e a geração de diferenciais competitivos para a indústria nacional de alta tecnologia. Esses diferenciais permitem a elas disputarem no mercado nacional e internacional das comunicações, além da incorporação de maior conteúdo tecnológico em produtos, serviços e processos das empresas.

Vídeo Institucional da Embrapii



Linhas de Atuação da Unidade Embrapii CPqD

Equipamentos

Projeto de hardware eletrônico para operação de dispositivos ópticos (Lasers e fotodetectores), desenvolvimento de software embarcado para controle e gerência dos equipamentos ópticos, projeto de circuitos ópticos passivos/ativos por meio de fusão de fibras entre os componentes ópticos e sistemas de controle para equipamentos (redes definidas por  software);

Dispositivos

Desenvolvimento e fabricação de moduladores ópticos de alta capacidade, grades de acoplamento, atenuadores, multiplexadores, demultiplexadores, filtros, monitores ópticos e circuitos envolvendo múltiplos componentes por meio da tecnologia de fotônica integrada.

Meios Físicos

Desenvolvimento de tecnologia para fibras ópticas, cabos ópticos e dispositivos ópticos utilizados na infraestrutura de redes de longa distância, metropolitanas e de acesso óptico de assinantes e sensores a fibra.

Integração Comunicações Ópticas e Sem-Fio

Desenvolvimento de hardware eletrônico e de software embarcado para:

• Infraestrutura de rede de acesso: tecnologias de redes de acesso sem fio seguras a serem integradas à rede de transmissão e transporte óptica: redes de sensores, LTE-Advanced/4G, Low Power WiFi, 6LowPAN, Bluetooth LE, RFID, Zigbee, etc, em faixas de frequências distintas e customizáveis.

• Dispositivos e terminais: tecnologias de sensores, celulares, tablets, carros conectados, medidores inteligentes seguros e terminais ATM.

• Aplicações : processamento de fala (reconhecimento de fala, síntese de fala e biometria de voz), visão computacional (processamento de imagem e biometria de face), processamento natural de linguagem, framework semântico, segurança da informação e comunicação (criptografia, autenticação e desenvolvimento seguro) para aplicações em comunicações sem fio (móveis, terminais ATM, carros conectados) e para os segmentos de utilities(setores de óleo, gás e elétrico), meio ambiente, automação agroindustrial, automação industrial, automação residencial, cidades inteligentes/IoT.

Toda empresa estabelecida no Brasil pode participar da Ação Tecnologias Inovadoras em Inovação-Embrapii. Estamos à disposição para discutir oportunidades de desenvolvimento de soluções e produtos inovadores.

Entre em contato com pelo e-mail contato@embrapii.cpqd.br

O manual da Embrapii e o regulamento de compras e serviços estão disponíveis em http://embrapii.org.br/institucional/

Regulamentos