CPqD

Setor financeiro
CPQD Plataforma de Decisão

Solução eficiente no combate às perdas na área financeira.

Fraudes e desperdícios no setor financeiro atingem empresas e consumidores em todo o mundo. Um exemplo comum é a clonagem de cartões, com objetivo de realizar transações de alto valor. Esse é um desafio mundial que, de acordo com estimativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), pode gerar uma perda de até $ 200 bilhões.

A Plataforma de Decisão para o setor financeiro é uma solução robusta para evitar que esse tipo de fraude ocorra, por meio da análise de uma visão 360 graus do cliente ou de qualquer entidade envolvida na transação. A ferramenta opera através da correlação de eventos, evitando que o mesmo tipo de problema tratado em determinado canal ou produto possa se reproduzir em outros canais.

Machine Learning

Machine Learning
para a tomada de decisão

Por meio dessa tecnologia, é possível coletar, analisar dados e relacioná-los. Dessa forma, existe um aprendizado contínuo sobre padrões e comportamentos, permitindo prever falhas, agilizando e enriquecendo a tomada de decisões. Assim, a empresa estará sempre à frente do evento fraudulento, podendo impedi-lo antes mesmo que aconteça.

Entenda como o CPQD pode ajudá-lo no ecossistema PIX

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Casos de uso

Adquirente

• Monitoramento de estabelecimentos
comerciais
• Transações de compras realizadas
• Cancelamentos de vendas
• Antecipação de recebíveis
• Monitoramento de terminais – análise do
risco de fraude
• Fraude interna

Bancos

• Monitoramento de estabelecimentos
comerciais
• Originação
• Transações financeiras e não financeiras
• Autorização de transações
• Solicitação e análise de crédito
• Lavagem de dinheiro
• Fraude interna

Fintechs

Majoritariamente startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro.

Modelo SaaS

O CPQD Plataforma de Decisão oferece às fintechs o modelo SaaS (Software as a Service), por meio do qual, dependendo das funcionalidades do negócio, aplicamos uma tabela básica de serviços adequados às necessidades com um custo acessível.

Módulos da plataforma

Dashboards de análise

A solução contempla um módulo de relatórios e dashboards que permite aos usuários não técnicos customizarem o tipo e formato das informações que desejam visualizar. Relatórios gerenciais, analíticos e sintéticos podem ser disponibilizados de forma on-line, a partir das informações obtidas das diferentes fontes de dados armazenados no sistema (cadastros, eventos, alertas, regras etc). As informações podem ser atualizadas de forma manual ou automática e podem ser exportadas em diferentes formatos.

Enriquecimento de eventos

Para obter maior eficácia, o CPQD Plataforma de Decisão permite correlacionar dados de outras fontes aos eventos monitorados, enriquecendo a análise e a decisão. A solução automatiza a integração entre sistemas, acessando serviços externos por meio de API Rest e protocolo HTTP, internaliza e centraliza os dados e permite definir parâmetros para condicionar o uso das informações.

Modelos preditivos avançados

A solução permite a aplicação de modelos preditivos baseados em aprendizagem de máquina (Machine Learning) e no fluxo de decisão, permitindo a detecção do risco de desvios e fraudes antes que estes ocorram.

Auditoria de perfis

Os perfis de acesso previamente habilitados podem ser auditados facilmente, pois a solução registra a execução de todos os acessos, processos e alterações realizados pelos usuários no sistema.

Criação e gestão de regras personalizadas

As áreas de negócios podem ter independência, pois, de forma amigável, podem definir, fazer testes on-line e colocar em produção as regras que vão adequar a solução frente às novas ameaças de fraude ou perda e ajustá-la conforme as estratégias da organização.

O CPQD Plataforma de Decisão para o setor financeiro contempla regras simples (baseadas em dados de transações e de informações do cliente para enriquecimento), complexas (sequenciamento de eventos, contagem de eventos, temporizador), suportando também informações geolocalizadas para compor regras de decisão e modelagem.

Gestão automatizada de alertas /casos de fraude

A solução possui a capacidade de gerar alertas a partir de parâmetros baseados nos dados do evento recebido e em dados provenientes das funcionalidades de Enriquecimento, Listas, Perfis e Modelos. Alertas podem ser criados para diferentes áreas da empresa. A análise desses alertas pode ser distribuída para filas distintas de tratamento de acordo com o solicitado pela organização.
Também é possível configurar o workflow a ser executado no tratamento de um alerta, de forma manual ou automática, permitindo o controle de prazos de tarefas, escalar o alerta dado de uma situação, enviar e-mails e SMS em situações específicas, realizar bloqueio, aprovação e cancelamentos.
Além disso, podem-se configurar ações que podem ser disparadas em qualquer ponto do processo de forma automática, a partir de uma regra ou ainda manualmente por um analista.

Cases de sucesso

Adquirente: M2M (maquininhas)

Pico de
30 milhões
de transações analisadas
em um dia

25 tipos
de transações monitoradas
com + de R$ 34 bilhões em
transações/mês

Uma das
líderes
de mercado

Banco de varejo

Análise
Real time
das transações em
canais eletrônicos

Banco público

Prevenção e tratamento para
fraude
em cartões de crédito, débito
e crédito habitacional

Banco digital

Autorização e monitoramento de
riscos
das transações Real Time

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