CPqD

CPQD Reconhecimento de Fala

Viabilize, através dessa tecnologia, o reconhecimento de fala em tempo real de conversas realizadas entre pessoas em português brasileiro e/ou espanhol, em qualquer sistema.

Confira o depoimento do
Marcello Gallucci – CTO da Gennex

Com a nova funcionalidade do CPQD Reconhecimento de Fala – a Análise de Sentimento – é possível identificar o estudo de ânimo do cliente em ações de marketing, vendas e cobrança.

Sobre a solução

Para oferecer mais eficiência às aplicações de atendimento automatizado aos clientes, conte com o CPQD Reconhecimento de Fala – um recurso on-line de extrema precisão, que reconhece as falas em português.

Para conseguir uma aproximação real e maior engajamento de usuários, o sistema foi treinado com fala de milhares de brasileiros, contemplando as mais diferentes regionalizações e os sotaques de todo o Brasil.

Demonstração
CPQD Reconhecimento de Fala (ASR)

A interação por voz entre pessoas e máquinas garante uma experiência mais inclusiva, intuitiva e ágil com qualquer tipo de sistema. Veja como as soluções do CPQD podem dar “vida” às suas aplicações.

Documentação do ASR

Escolha uma voz

Aguardando conexão e microfone...


Texto Reconhecido

Faça o teste do nosso ASR/TTS gratuitamente por 7 dias

Integre o Reconhecimento de Fala à sua aplicação.

A chave de acesso será enviada por e-mail e tem validade de 7 dias.

O usuário irá receber a senha por e-mail, com validade de 7 dias. O comercial e a área técnica receberão um e-mail notificando o acesso.

Benefícios

Ganhe tempo, inclusão e a satisfação dos clientes, bem como aumente a eficiência, reduzindo o tempo de atendimento com interações automáticas e intuitivas. Além disso, você promove a inclusão de pessoas com pouco conhecimento em tecnologia ou até mesmo deficientes visuais.

Sobre a solução

Assistente virtual

Dê ouvidos a seu assistente.

Chat automatizado por voz

Integre os meios digitais e ofereça respostas precisas aos clientes.

Interação por voz em URA e direcionamento de chamadas

Facilite e agilize o atendimento de forma eficaz.

Preenchimento por voz de formulários

Mais rapidez e exatidão para obter dados importantes.

Atendimento automático em totens

Comodidade e rapidez no atendimento.

Controlar dispositivos por meio da fala

Liberte as mãos. Você pede, ele obedece.

Construir aplicações de ditado de mensagens

A solução para quem precisa encaminhar altos volumes de mensagens.

Integrar fala em aplicativos móveis

Implemente uma solução que irá poupar tempo dos seus usuários.

Funcionalidades

Precisão e robustez em qualquer ambiente

Seja em uma sala isolada ou em um ambiente com várias interferências sonoras, o sistema é preciso. Não é necessário processamento prévio do sinal nem cancelamento de ruído. Além disso, o motor de reconhecimento de fala utiliza algoritmos avançados de rede neural de aprendizado profundo (deep learning), que reconhece a fala contida nos áudios das aplicações com precisão. Tecnologia baseada em Machine Learning para analisar dados complexos e fornecer resultados mais rápidos e precisos.

Integração flexível e com suporte

O CPQD Reconhecimento de Fala integra facilmente em qualquer aplicação ou dispositivo pela interface HTTP REST, MRCP V1 e V2 ou Websocket. Além disso, o CPQD disponibiliza o SDK (devkit) para desenvolvimento de software nas linguagens C++ e Java.

Diferentes cenários de uso e processamento eficiente

O produto reconhece a fala livre para cenários genéricos e sem a necessidade de criação de regras sintáxicas e a fala no modo gramatical, em que as gramáticas são escritas no padrão SRGS/SISR como forma de customização para um determinado contexto de uso. Quando o sistema reconhece algo que não é fala, automaticamente ele remove o silêncio inicial e final do áudio. O resultado é o maior aproveitamento do processamento. O sistema processa o áudio à medida que é recebido e retorna resultados parciais enquanto a fala é reconhecida. Além do reconhecimento on-line, o sistema retorna o texto a partir do reconhecimento de áudio pré-gravado no formato PCM linear, com taxa de amostragem de 8 kHz ou 16 kHz.

Agende sua conversa

Nossos responsáveis técnicos estão sempre disponíveis e abertos a descobrir como tornar sua empresa ainda melhor!

Agendar uma conversa

Conte com a gente!






Todos os direitos reservados ao CPQD.

21ª edição do WRNP

O 21º WRNP, ocorrido na modalidade online, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2020, contou com uma demonstração da Plataforma de IA para o Agronegócio (PlatIAgro) pelo arquiteto do projeto, Fábio Beranizo F. Lopes.

Foram apresentados os motivadores para o projeto e a demonstração de como utilizar as funcionalidades da PlatIAgro, tais como:
• Construção de fluxo de tarefas para treinamento de modelos
• Comparação de resultados dos modelos
• Implantação dos fluxos de tarefas com os modelos treinados
• Demonstração de um modelo em funcionamento por meio de um dashboard que exibe a probabilidade de falha em máquinas agrícolas.

O WRNP é um evento anual que acontece junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

Parceria com a WestRock

No início de 2020, CPQD e WestRock assinaram parceria para uso de componentes da Plataforma de Inteligência Artificial para o Agronegócio (PlatIAgro), visando a geração de modelo de machine learning para estimar a melhor data para a próxima manutenção de máquinas carregadeiras utilizadas em sua cadeia produtiva.

O papel desempenhado pelos componentes da PlatIAgro incluía não somente o processamento de dados das máquinas para a geração do modelo mas, também, a implantação e atualização do modelo executado a cada nova captura de dados.

Uma aplicação foi também desenvolvida visando o envio de informações consolidadas para a PlatIAgro, a qual executa o modelo e devolve para a aplicação a quantidade de horas até a próxima manutenção, habilitando a apresentação em um calendário de manutenção das máquinas.

Parceria com a Fundação ABC

A Fundação ABC é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que realiza pesquisa aplicada para desenvolver e adaptar novas tecnologias, com o objetivo de promover soluções tecnológicas para o agronegócio aos mais de 5 mil produtores rurais filiados. Ao longo de 2020, foi firmada uma parceria entre o CPQD e a Fundação ABC com o objetivo de utilizar a Plataforma de IA para o Agronegócio, para estimar a quantidade de grãos de milho em uma amostra de espiga. Mais especificamente, a ideia foi realizar essa estimativa a partir de uma foto de uma espiga.

Dessa forma, considerando o conjunto de imagens fornecidas pela Fundação ABC, foram iniciados os primeiros desenvolvimentos em relação à aplicação de predição de número de grãos na espiga do milho. A partir de então, o projeto consistiu em utilizar técnicas de processamento digital de imagens (PDI) e aprendizado profundo com redes convolucionais (deep learning) para atingir esse objetivo.

Todo o pipeline de treinamento do modelo e de inferência foi disponibilizado na PlatIAgro e, a partir do módulo de implantação, a Fundação ABC já poderá conectar sua aplicação para conseguir ter as estimativas da quantidade de grãos a partir de uma foto da espiga.

TDC 2019

O 21º WRNP, ocorrido na modalidade online, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2020, contou com uma demonstração da Plataforma de IA para o Agronegócio (PlatIAgro) pelo arquiteto do projeto, Fábio Beranizo F. Lopes.

Foram apresentados os motivadores para o projeto e a demonstração de como utilizar as funcionalidades da PlatIAgro, tais como:
• Construção de fluxo de tarefas para treinamento de modelos
• Comparação de resultados dos modelos
• Implantação dos fluxos de tarefas com os modelos treinados
• Demonstração de um modelo em funcionamento por meio de um dashboard que exibe a probabilidade de falha em máquinas agrícolas.

O WRNP é um evento anual que acontece junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

20º WRNP

O 20º WRNP, ocorrido nos dias 6 e 7 de maio de 2019, contou com uma apresentação geral da PlatIAgro pela líder técnica do projeto Graziella Cardoso Bonadia. Essa foi a primeira exposição dos resultados do projeto, inclusive com a disponibilização de uma aplicação de demonstração criada com o uso dos componentes da plataforma.

Essa aplicação de demonstração foi apresentada aos participantes do evento na ala de exposição pela Graziella C. Bonadia e o colaborador Marcelo Ribeiro, então arquiteto da plataforma. O WRNP é um evento anual que acontece junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

ForAgri 2019

Em outubro deste ano, o CPQD hospedou o evento ForAgri, que visa a promoção do empreendedorismo e da inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação para o agronegócio brasileiro.

O evento contou com três trilhas: Inovação, Tecnologia e Plataformas dojot e IA. Na trilha das plataformas, a líder técnica Graziella Bonadia apresentou uma visão geral da plataforma IA para o agronegócio. Também explorou o ciclo de desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina com utilização das tarefas de IA voltadas para automatizar a modelagem de problemas de classificação e regressão comuns ao agronegócio. Além disso, o líder técnico Rafael Scaraficci fez uma introdução à plataforma dojot com exploração do potencial de sinergia entre as duas plataformas.

Após essa exposição de conceitos, deu-se início a um treinamento (hands on) da versão inicial de teste da PlatIAgro. Neste momento, os participantes receberam um link com dados históricos de 3 problemas fictícios relacionados ao agronegócio. A tarefa era criar um modelo de predição utilizando técnicas de machine learning disponibilizados pela plataforma. Um desses problemas demonstrava a sinergia entre a plataforma de IA e IoT (dojot), com a implantação do modelo construído na PlatIAgro em um dispositivo gerenciado pela dojot.

Neste treinamento, os participantes puderam comparar diversos modelos e implantar aquele que trouxe melhor resultado para cada um dos três problemas. O modelo escolhido pôde ser implantado em uma aplicação desenvolvida previamente e seu funcionamento foi observado em tempo real.

Workshop e Hands On com Startups

A Plataforma de Inteligência Artificial para o Agronegócio (PlatIAgro) foi o foco de um workshop promovido pelo CPQD e AgTech Garage, que terminou na terça-feira, 20/4. Com um público de mais de 150 inscritos, entre os quais muitas startups, o workshop começou no dia 6, com uma introdução à tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e a apresentação da PlatIAgro – uma plataforma aberta de IA que vem sendo desenvolvida pelo CPQD em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com fomento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Durante a apresentação, foram realizadas demonstrações e discussões com o público sobre os recursos oferecidos pela PlatIAgro que podem contribuir para a otimização e maior agilidade no desenvolvimento de aplicações IA voltadas ao agronegócio.

Nos dias 14 e 20/04, o evento consistiu em sessões de hands-on, com três horas de duração (por dia), durante as quais os participantes tiveram a oportunidade de usar a plataforma para executar o processo de geração de modelos de IA. A PlatIAgro foi idealizada para prover um ambiente que facilite o gerenciamento desses modelos, a realização de experimentações, comparação de resultados e a implantação dos modelos gerados. Seu desenvolvimento contou com parcerias com empresas brasileiras, que forneceram diversos dados (imagens de satélites e de drones, informações de máquinas em operação, etc.) para provas de conceito localizadas.
O Workshop pode ser assistido em: https://www.youtube.com/watch?v=boKuRnfhxWc&t=2235s