​IoT é o destaque das atividades do CPQD na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) será o foco principal das diversas atividades programadas pelo CPQD para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começa hoje (23) e se estende até domingo (29), em todo o território nacional. Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a iniciativa tem o objetivo de mobilizar a população – em especial, crianças e jovens – para a discussão de temas relacionados à Ciência e Tecnologia, por meio da realização de várias atividades em colaboração com secretarias estaduais e municipais, universidades, instituições de pesquisa e desenvolvimento, agências de fomento, empresas de base tecnológica e entidades, entre outros.

No CPQD, a programação já começou, com a realização das primeiras etapas da IoT Week CPQD – Jornada Empreendedora, que teve início no dia 16 e vai até quarta-feira (25). Realizada com o patrocínio da IBM e os apoios da Bosch, da Samsung, da IMA – Informática de Municípios Associados, da Prefeitura de Campinas e do Founder Institute, a IoT Week CPQD tem o objetivo de incentivar a criação de aplicações inovadoras nas áreas de segurança pública, mobilidade e saúde com base no conceito de Internet das Coisas (IoT).

Para isso, o evento incluiu um Hackathon, que aconteceu no último final de semana (21 e 22/10), nas instalações do CPQD, no qual as equipes participantes da jornada tiveram a oportunidade de desenvolver projetos utilizando os recursos oferecidos pelo parceiros nessa jornada empreendedora – entre eles, a plataforma aberta dojot, desenvolvida pelo CPQD com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de aplicações IoT. A apresentação dos trabalhos das equipes que participaram do Hackathon está marcada para quarta-feira (25) e será seguida do julgamento e premiação do projeto vencedor – que receberá um prêmio de R$ 5.000.

Nesta segunda-feira (23), acontece no Hiperespaço do CPQD o Hands-on IoT Experience. Realizado pela Advantech, CPQD e Microsoft, o evento tem como foco a demonstração prática de soluções IoT – do hardware à nuvem -, com o objetivo de acelerar a implantação de soluções IoT nas empresas. O evento inclui workshops sobre conceitos de Architecture Design Sessions (ADS).

O Hands-on IoT Experience faz parte da programação que antecede o IoT Experience 3, programado para terça-feira (24), também nas instalações do CPQD. O evento, realizado em parceria com a Fibo Brasil, é um dos mais importantes na área de Internet das Coisas da América Latina e deverá reunir organizações e empresas de diversos setores em palestras e debates sobre temas relacionados a tecnologias, conectividade, aplicações, demandas, cidades inteligentes, agronegócio e indústria 4.0, entre outros. Um dos destaques da programação do IoT Experience 3 será a apresentação do Plano de Ação do Estudo Nacional de IoT, que será feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em conjunto com o CPQD.

Na quarta-feira (25), o CPQD participa do InovaCampinas, que acontece no Expo D.Pedro. Realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora e pela Unicamp, em parceria com a Prefeitura de Campinas – por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo -, o evento é um dos mais importantes do interior de São Paulo na área de inovação e empreendedorismo. O destaque do CPQD no InovaCampinas será a plataforma aberta dojot, que estará sendo demonstrada na exposição – no espaço do CPQD dentro do estande da Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) – e também será tema de palestra no congresso, a ser proferida pelo gerente de Marketing de Produto Maurício Casotti. Além disso, o CPQD fará demonstrações de recursos de computação cognitiva em aplicações como reconhecimento de imagem, transferência de estilo e reconhecimento automático de fala (ASR, na sigla em inglês).

Como em todos os anos, o CPQD também promove nesta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o programa Portas Abertas, por meio do qual recebe a visita de estudantes de escolas municipais, técnicas e de universidades. As visitas, com duração de três horas (cada uma) acontecem a partir de hoje e se estendem até sexta-feira. A expectativa, para este ano, é receber 315 estudantes no total – nove grupos de 35 visitantes. A programação inclui apresentações sobre assuntos como os conceitos de IoT e de Design Thinking.

Sobre o CPqD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.
www.cpqd.com.br Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação
Rosa Sposito – rosa@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9183/ (11) 99701-0359
Isabela Rodrigues – isabela@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9153
www.pimenta.com

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070