Aplicações da tecnologia Blockchain no setor elétrico serão tema de palestra do CPQD no UTCAL Summit

O uso da tecnologia Blockchain na transformação digital do setor elétrico será o foco da participação do CPQD no UTCAL Summit 2018, um dos principais eventos de Tecnologia da Informação e Comunicação para o setor de utilities, que acontece nesta semana (de 03 a 06/04), no Rio de Janeiro. Promovido pelo Utilities Telecom & Technology Council América Latina (UTCAL), o encontro deste ano abordará temas como transformação digital, compartilhamento de infraestrutura, segurança física e cibernética, data analytics e Big Data, redes inteligentes, automação e mobilidade de equipes, entre outros.

“A tecnologia Blockchain traz uma série de benefícios para as empresas dos mais diversos setores e, por isso, tem motivado muitas iniciativas de desenvolvimento de aplicações e provas de conceito”, afirma José Reynaldo Formigoni Filho, gerente de Tecnologias de Segurança da Informação e Comunicação do CPQD. Em sua palestra no UTCAL Summit, ele falará sobre esses benefícios e também sobre os conceitos, desafios, as plataformas de desenvolvimento, iniciativas e potenciais aplicações do Blockchain no setor elétrico.

“No contexto da transformação digital, o uso da tecnologia Blockchain no setor elétrico tem crescido exponencialmente nos dois últimos anos, assim como a quantidade de interessados, que inclui as grandes empresas de energia”, destaca Formigoni. Segundo ele, as principais iniciativas, atualmente, estão no mercado europeu e Estados Unidos e estão voltadas para a compra e venda de energia (peer-to-peer) no ambiente de geração distribuída. “A maior parte das aplicações está concentrada nos novos mercados, como geração distribuída, recarga de veículos elétricos e emissão de certificados de carbono com garantia de origem”, acrescenta.

A palestra do CPQD no UTCAL Summit 2018 está programada para quinta-feira (05/04), às 14h40. Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no endereço http://www.utcamericalatina.org/summit2018/

Sobre o CPqD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.

www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação

Rosa Sposito – rosa@pimenta.com

Fone: (11) 2858-9183/ (11) 99701-0359

Isabela Rodrigues – isabela@pimenta.com

Fone:  (11) 2858-9153

www.pimenta.com

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070