CPqD apresenta na Agrishow soluções para o agronegócio inteligente

Campinas, 27 de abril de 2018 – As soluções de conectividade e Internet das Coisas (IoT) desenvolvidas pelo CPqD para o agronegócio serão apresentadas na 25.ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que será realizada entre os dias 30 de abril e 4 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista. O evento – uma das mais importantes feiras de tecnologia agrícola da América Latina – deverá receber cerca de 160 mil visitantes e reunir mais de 800 marcas em uma área de exposição de 440 mil metros quadrados.

O CPqD mostrará suas competências, tecnologias e soluções desenvolvidas especificamente para o agronegócio, em estande compartilhado com as empresas parceiras Trópico e Pluvi.On. É o caso, por exemplo, da infraestrutura de conectividade móvel privada baseada em tecnologia LTE (Long Term Evolution) – base das redes 4G – otimizada para áreas rurais e remotas, desenvolvida no âmbito do projeto AgroTICs, com foco no aumento da eficiência da produção de açúcar e etanol. Entre os resultados desse projeto, que contou com a parceria da Usina São Martinho e da Trópico e o apoio do BNDES, destacam-se uma estação radiobase LTE 250 MHz e terminais veiculares inteligentes, que serão utilizados para prover conectividade a toda a frota de veículos e máquinas agrícolas, permitindo a transmissão de voz, dados e vídeo.

“Com a tecnologia desenvolvida, o produtor poderá implantar sua rede 4G privada, viabilizando cobertura banda larga e as aplicações de Internet das Coisas para o agronegócio brasileiro”, afirma Fabrício Lira Figueiredo, gerente de Agronegócio Inteligente do CPqD. Para facilitar e acelerar a criação dessas aplicações, o CPqD desenvolveu ainda a plataforma aberta dojot, que suporta protocolos de IoT para a coleta de dados do campo – e que também será apresentada na Agrishow.

Além dos equipamentos da rede LTE 250 MHz, que são comercializados pela Trópico, o estande terá como destaque a estação meteorológica de baixo custo desenvolvida pelo CPqD – como Unidade EMBRAPII -, com apoio do SEBRAE, em parceria com a Pluvi.On e o Grupo Icatel.

Mais informações sobre a Agrishow 2018 estão disponíveis em www.agrishow.com.br

 

Sobre o CPqD

​Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade. O CPqD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P&D, que é a base para inovação em suas apostas estratégicas no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPqD é apaixonado pela tecnologia que gera progresso e promove o bem-estar da sociedade.

Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação
Rosa Sposito – rosa@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9183 / (11) 99701-0359

Isabela Rodrigues – isabela@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9153 / (11) 94226-5304
www.pimenta.com

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070