CPQD apresenta novo sistema para monitorar conteúdo de rádio e TV

Projeto vai ilustrar sessão de abertura do evento NIDays 2014, da National Instruments

O CPQD acaba de desenvolver, em parceria com a National Instruments, a Já! e a Universidade Mackenzie, uma estação móvel para monitoramento de conteúdo de rádio e TV capaz de cobrir todas as faixas de frequência disponíveis atualmente no Brasil. O projeto será apresentado pela primeira vez ao público durante a sessão de abertura do NIDays 2014, conferência anual promovida pela National Instruments, que se realiza hoje (27/03), no Centro de Convenções do Expo Center Norte, em São Paulo.

“A solução permite capturar os sinais de radiodifusão, transmitidos por diferentes emissoras de rádio e TV, demodular a informação contida neles, recuperar o conteúdo de áudio e vídeo e disponibilizar o arquivo para análise”, explica Ricardo Leoni, engenheiro da Gerência de Tecnologia em Terminais e Equipamentos do CPQD. Segundo ele, o sistema possibilita a captura e demodulação de sinais de até 12 estações de rádio e quatro emissoras de TV simultaneamente (no caso de TV, nas faixas VHF e UHF, padrões Pal-M e ISDB-T).

O CPQD foi responsável pela definição do conceito dessa nova solução e, também, pelo desenvolvimento do software. A Já!, a National Instruments e a Universidade Mackenzie entraram com o hardware utilizado no projeto – que foi desenvolvido e executado em quatro meses. De acordo com o engenheiro do CPQD, uma das aplicações desse sistema é o monitoramento do conteúdo transmitido via radiodifusão, para fins de avaliação e fiscalização. Além disso, como o equipamento incorpora um analisador de espectro, também pode ser utilizado para monitorar a qualidade dos sinais e realizar benchmarks.

A apresentação do projeto será feita por Filipe Palma, analista de sistemas do CPQD. O case vai ilustrar a palestra de abertura do NIDays 2014, que tratará de plataformas programáveis como ferramenta para acelerar a inovação e a produtividade das aplicações.