CPQD apresenta soluções e serviços voltados para a evolução dos data centers públicos

A gestão dinâmica da tecnologia em centros de processamento de dados públicos será o foco do CPQD no Secop 2014 – Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública, que será realizado entre os dias 28 e 30 de maio, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), o evento é o principal fórum brasileiro nesse segmento, contando com a participação de gestores públicos, pesquisadores e profissionais das entidades estaduais de TIC.

Em seu estande na exposição, o CPQD vai mostrar seu amplo portfólio de soluções e serviços disponíveis para os centros de processamento de dados, que podem ajudá-los a ganhar agilidade na operação, reduzir gastos e agregar valor aos serviços. Esse portfólio inclui uma série de serviços profissionais – por exemplo, consultorias e análises em áreas como inteligência de redes, segurança da informação, governança e gestão de TI, entre outras -, além de soluções que permitem colocar à disposição da população diversos serviços de governo eletrônico.

É o caso, por exemplo, do sistema CPQD Gestão Pública – Educação, que permite gerenciar informações e controlar os processos administrativos, acadêmicos e pedagógicos de escolas das redes públicas estaduais ou municipais. A solução, já implantada em diversos estados e municípios do país, atende uma área prioritária e estratégica da administração pública – e pode contribuir para a melhoria do ensino público do país. “A companhia de processamento de dados do estado, ou município, é uma peça-chave na implantação de novas tecnologias de gestão”, destaca Luciano Maia Lemos, gerente de produto do CPQD. “Ao centralizar a operação, essas empresas conseguem levar sistemas de gestão estratégicos – como o de educação – a municípios menores que, sozinhos, não teriam acesso a essas inovações”, acrescenta.

O CPQD também participará do seminário do Secop, com uma palestra sobre o tema Infovia Digital – Os desafios da estrada da informação. Marcada para o dia 29 de maio, às 15h15 (na sala Iguazú V), a palestra será proferida por Maurício Casotti, especialista em marketing de produto do CPQD. “A ideia é mostrar que a infovia digital é muito mais do que uma rede de comunicações multisserviços. Quando bem planejada, ela funciona como uma plataforma para desenvolvimento de novos projetos que podem contribuir para melhorar os indicadores de governo”, afirma Casotti. “A infovia é a base para o governo na era da informação.”
O Secop 2014 será realizado no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site http://www.secop2014.pr.gov.br/