CPQD firma convênio com prefeitura de São Luís para informatizar escolas da rede municipal

As matrículas dos alunos da rede pública de ensino de São Luís, no Maranhão, contarão com o apoio de uma ferramenta valiosa neste novo ano letivo: a solução de gestão da educação que está sendo implementada pelo CPQD em parceria com a prefeitura do município. A implantação do sistema, que no futuro permitirá o acesso online a informações sobre cerca de 90 mil alunos de todas as 252 escolas da capital maranhense, é uma das ações previstas no convênio firmado em dezembro entre o CPQD e a prefeitura de São Luís – por intermédio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Informação e Tecnologia (Semit).

“A educação é prioridade de nossa gestão e este é mais um passo importante para que possamos informatizar a rede de ensino do município e oferecer a melhor estrutura possível para gestores, professores e alunos”, afirma o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

“A parceria com o CPQD agrega qualidade aos sistemas de informação da Semed, pois potencializa, quantitativa e qualitativamente, as vantagens dos métodos digitais para facilitar o acesso a dados dos alunos”, acrescenta Geraldo Castro, Secretário Municipal de Educação de São Luís. “A informatização do sistema de matrículas é um dos exemplos do empenho da atual gestão da prefeitura em modernizar os processos administrativos”, enfatiza.

Entre os benefícios esperados com a implantação do novo sistema de gestão da educação, destacam-se a maior agilidade nas consultas a informações – por exemplo, sobre a disponibilidade de vagas em escolas -, a rematrícula automática dos estudantes e a realização de transferências online. Além disso, o sistema deverá facilitar a atualização das informações para o Censo Escolar, que era feita manualmente. A expectativa é que, com a automação desse procedimento, o tempo de coleta e organização dos dados, que chegava a quase um mês, diminua para apenas dois dias.

O convênio com o CPQD prevê ainda a capacitação profissional e a transferência de conhecimento e da experiência da organização em gestão de processos, com base nas melhores práticas de gestão. Além disso, o CPQD dará suporte à implantação no município de uma rede de comunicação voltada à educação, que deverá permitir o acesso à internet em alta velocidade por todas as escolas de São Luís – e, também, por algumas comunidades que vivem em torno dessas escolas.

“Esse convênio certamente trará aumento de produtividade e melhorias importantes na área de educação do município de São Luís”, afirma Hélio Graciosa, presidente do CPQD. “E, para nós, é uma grande alegria ver que o que fazemos traz benefícios para a sociedade”, ressalta.