CPqD quebra mais uma vez o recorde mundial em transmissão óptica sem repetição

O CPqD acaba de quebrar novamente o recorde mundial na área de transmissão óptica coerente sem repetição – tecnologia que dispensa o uso de elementos ativos na rede para amplificação de sinais. O novo marco foi conquistado pela Gerência de Tecnologias Ópticas, que conseguiu realizar transmissão coerente a 400 Gb/s sem repetição, por meio de um link óptico de 403 quilômetros.

No recorde anterior, estabelecido em meados deste ano, a transmissão realizada pela equipe do CPqD alcançou a distância de 370 quilômetros sem o uso de equipamentos para amplificação de sinais – um dos principais obstáculos à implantação de redes ópticas de comunicação em locais de difícil acesso. “Desta vez, além de aumentar a distância, também ampliamos a capacidade da transmissão, pois utilizamos 16 canais ópticos de 400 Gb/s”, afirma Jacklyn Dias Reis, responsável pela área de Tecnologias Ópticas do CPqD. Ele lembra que, na experiência anterior, foram usados apenas dez canais ópticos de 400 Gb/s.

O resultado dessa transmissão, que estabeleceu o novo recorde mundial nessa área, será apresentado na OFC 2017 – Optical Fiber Communication Conference, principal evento do setor de comunicações ópticas no mundo, que acontecerá entre 19 e 23 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A apresentação será feita pelo pesquisador João Januário, do CPqD, com base no artigo Unrepeatered WDM Transmission of Single-Carrier 400G (66-GBd PDM-16QAM) over 403 km, que descreve o trabalho realizado. Além da equipe da área de Tecnologias Ópticas do CPqD, participaram desse trabalho pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação da Unicamp e profissionais da Corning Inc. – empresa norte-americana que forneceu fibras ópticas especiais para a experiência.

“O novo recorde mundial também é fruto dessa parceria, que permitiu complementar nossos conhecimentos em transmissão óptica coerente de alta capacidade e em projetos de amplificadores ópticos, de algoritmos de processamento de sinal e de códigos corretores de erro”, conclui Jacklyn Reis.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 40 anos, o CPqD conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

 

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação
Rosa Sposito – rosa@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9183/ (11) 99701-0359
Alex Nicolau – alex@pimenta.com
Fone:  (11) 2858-9150
PABX: (11) 2858-9191
www.pimenta.com

Twitter da Pimenta: twitter.com/pimentacom

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070