CPqD tem presença importante em evento internacional de comunicações ópticas, microondas e sensores

O CPqD é um dos organizadores – e também patrocinador – da edição 2017 da International Microwave and Optoelectronics Conference (IMOC), que acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. Realizado a cada dois anos, o evento é um dos mais importantes encontros da comunidade científica e tecnológica nas áreas de comunicações ópticas, microondas e sensores. Além de universidades e instituições de pesquisa, a conferência reúne também representantes da indústria do setor (fabricantes de equipamentos e dispositivos), de operadoras de telecomunicações e de agências governamentais.

Ao todo, o CPqD terá 17 artigos apresentados nas diversas sessões técnicas que compõem a programação da IMOC – boa parte deles elaborada em conjunto com pesquisadores de universidades, empresas e outras instituições. Os temas abordados nos trabalhos referem-se às áreas de transmissão e de redes ópticas, fotônica integrada, dispositivos ópticos, eletrônica embarcada, sensores e comunicações por satélite.

Os especialistas do CPqD serão responsáveis também por dois minicursos programados para o domingo (27/08). Um deles terá o tema Coherent Optical Technologies for High Capacity Systems (Tecnologias Ópticas Coerentes para Sistemas de Alta Capacidade) e será ministrado por Andrea Chiuchiarelli e Eduardo Rosa, que apresentarão os principais cenários de transmissão empregando sistemas ópticos coerentes, bem como técnicas de processamento digital de sinais. O outro minicurso será ministrado por João Batista Rosolem, que abordará o tema Power-over-Fiber Applications in the Industry of Utilities and Telecommunications. O objetivo é apresentar o conceito de Power-over-Fiber (PoF), seus principais elementos, tecnologias e aplicações com foco em redes de acesso (telecomunicações) e smart grid.

Além disso, Eduardo de Souza Rosa, gerente da área de Tecnologias Ópticas do CPqD, fará uma das palestras do workshop Bridging Academia, Research Centers and Industry (Fazendo a ponte entre Academia, Centros de Pesquisa e Indústria), que será realizado no dia 28. Com o tema EMBRAPII – Providing funds to support brazilian industry innovation, a apresentação abordará o modelo de atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e as atividades do CPqD como unidade credenciada dessa organização nas áreas de Comunicações Ópticas e Sem Fio.

A IMOC é realizada pela Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica (SBMO) em parceria com a IEEE-MTT-Society. Mais informações e a programação completa estão disponíveis em https://www.imoc2017.com/

Sobre o CPqD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.
www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação
Rosa Sposito – rosa@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9183/ (11) 99701-0359
Alex Nicolau – alex@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9150
www.pimenta.com

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070