CPQD vence concurso internacional destinado a escolher o melhor driver de comunicação para protocolo OpenFlow

O protocolo aberto OpenFlow tem sido um componente importante para o desenvolvimento e implantação da tecnologia de redes definidas por software (Software Defined Networking -SDN, em inglês) no mundo. E o CPQD, que há mais de dois anos vem apostando nesse conceito, acaba de ganhar um prêmio inédito da Open Networking Foundation (ONF) – organização sem fins lucrativos que se dedica a acelerar a adoção de SDN aberta – que representa o reconhecimento do seu trabalho nessa área.

O Driver OpenFlow, desenvolvido pelo CPQD, venceu o concurso internacional promovido pela ONF com o objetivo de estimular a inovação e facilitar a transição de diferentes implementações desse protocolo para o padrão mais recente, criando um ambiente interoperável e de código aberto. “Esse driver é um componente de software destinado à comunicação entre o controlador e os elementos de uma rede definida por software (SDN) que usa o protocolo OpenFlow”, explica Leonardo Mariote, gerente do CPQD.

Participaram da competição nove equipes de instituições do mundo todo, das quais três disputaram a final. A escolha do vencedor coube a um corpo de jurados formado por sete especialistas de diversos países e organizações. “O Driver OpenFlow desenvolvido pelo CPQD atende às diretrizes estipuladas pelos juízes, que incluem a compatibilidade com as especificações OpenFlow, a integração de múltiplas linguagens de programação, o desempenho e a escalabilidade do código, entre outros critérios”, afirma Rick Bauer, gerente de programa técnico da ONF.

“Esperamos que esse driver sirva como um recurso para a inovação em software”, acrescenta Dan Pitt, diretor executivo da ONF. A intenção é que o Driver OpenFlow do CPQD passe a ser utilizado por empresas do mundo todo que estão adotando esse protocolo e o conceito de SDN – desde fornecedores de equipamentos de rede e integradores a operadoras e grandes projetos open-source.

A premiação está marcada para hoje (06/03), durante um evento da ONF que se realiza em Santa Clara, Califórnia, nos Estados Unidos. “Esse prêmio vem reforçar a estratégia do CPQD de investir no desenvolvimento de uma tecnologia de controle para SDN mais flexível e segura e, ainda, de aplicativos que trazem ganhos para nossos clientes”, afirma Paulo Cabestré, diretor do CPQD. Ele adianta que o Driver OpenFlow deverá ser usado na plataforma SDcN (Software Defined Converged Network), uma visão mais abrangente desenvolvida pelo CPQD, que aplica a convergência de tecnologias de rede (IP, wireless, óptica) às redes definidas por software. As tecnologias de produto dessa plataforma estarão disponíveis para o mercado em breve.

Além disso, o Driver OpenFlow já está disponível no repositório da ONF (GitHub), para uso tanto dos associados como de empresas não associadas.