Huawei e CPQD criam laboratório de P&D para fomentar inovação em 4G

Tecnologias de sistemas de suporte ao negócio e desenvolvimento de aplicativos são as prioridades da parceria

São Paulo, 5 de maio de 2014 – A Huawei, líder global em soluções de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), e o CPQD anunciam uma parceria para pesquisa e desenvolvimento (P&D) dedicada à inovação em 4G no Brasil. O objetivo do projeto é desenvolver tecnologias de software inovadoras, baseadas na plataforma de serviços da Huawei, para uso em redes LTE, que vão beneficiar a indústria nacional de telecomunicações e os consumidores brasileiros.

Com o acordo, a Huawei reafirma o compromisso de longo prazo com a inovação no Brasil e amplia sua liderança em inovação e de mercado em LTE. Além disso, as organizações irão criar um laboratório de P&D nas instalações do CPQD em Campinas, São Paulo, que abrigará duas equipes de profissionais altamente qualificados em telecomunicações, nas áreas de sistemas de suporte ao negócio (BSS, na sigla em inglês) e de plataforma de serviços.

A nova estrutura inclui uma equipe de engenheiros dedicada à inovação em BSS, com objetivo de integrar a tecnologia de tarifação da Huawei aos complexos aspectos regulatórios brasileiros. Dedicada a melhorar os sistemas dos clientes, a Huawei pretende desenvolver sua solução de cobrança para que as operadoras possam melhor se relacionar com seus clientes, ao mesmo passo que melhor administram suas fontes de receita. Além disso, haverá profissionais focados no desenvolvimento de aplicativos Android, iOS e Windows Phone, que apoiarão testes referentes à melhoria do relacionamento entre consumidores e operadoras, como a criação de canais de atendimento e de soluções para comunicações unificadas.

“Estamos entusiasmados em ampliar nossos investimentos em atividades de pesquisa e fomento à inovação em comunicações e, assim, colaborar com a melhoria da vida das pessoas. A Huawei é líder em LTE e essa parceria com o CPQD nos deixa muito confiantes de que manteremos a dianteira na inovação dessa tecnologia por muitos anos”, afirma Vinicius Dalben, Vice-Presidente de Vendas da Huawei do Brasil.

A Huawei possui uma ampla rede de centros de P&D conectados ao redor do mundo, que contam com cerca de 70 mil profissionais comprometidos em gerar inovação em produtos e soluções de TIC. Em 2013, a Huawei investiu mais de US$ 5 bilhões em pesquisa e desenvolvimento globalmente, e o Brasil atraiu parte dos investimentos por ser um mercado prioritário para a estratégia da companhia.

Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Por meio de nossa dedicação à inovação centrada no cliente e fortes parcerias temos estabelecido vantagens fim-a-fim em telecomunicações de rede, aparelhos e computação em nuvem. Estamos comprometidos com a criação de máximo valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo soluções e serviços competitivos. Nossos produtos e soluções foram implantados em mais de 170 países, atendendo a mais de um terço da população mundial. No país há mais de 15 anos, a Huawei do Brasil é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações do país. Está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de possuir um centro de treinamento em Campinas (SP) e um centro de distribuição em Sorocaba (SP). Para mais informações, visite o site da Huawei: www.huawei.com.br. Siga nossas páginas no Twitter: www.twitter.com/huaweipress e no YouTube: http://www.youtube.com/user/HuaweiPress