Leucotron moderniza linha de centrais telefônicas com tecnologia desenvolvida com o CPqD

Projeto conduzido pela Unidade EMBRAPII CPQD resultou em solução nacional utilizada para substituir componentes eletrônicos importados

A Leucotron Telecom acaba de colocar no mercado uma nova geração de centrais telefônicas PABX que utiliza componentes eletrônicos totalmente desenvolvidos no Brasil – em um projeto conjunto com a Unidade EMBRAPII CPQD. Esse é, na verdade, o mais recente resultado de uma parceria firmada em 2015, que teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma solução nacional para substituir circuitos integrados importados, com risco de sofrer obsolescência ou descontinuidade de produção – o que afetaria a linha de produtos da empresa.

“A intenção foi trazer o domínio da tecnologia de componentes para dentro da empresa, de modo a reduzir os riscos decorrentes da dependência de importação e, ao mesmo tempo, facilitar a evolução das nossas soluções”, afirma José Ricardo Varejão, gerente de desenvolvimento de produtos da Leucotron. “Esse domínio é o principal resultado dos projetos desenvolvidos em parceria com o CPqD”, acrescenta.

Como Unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o CPQD desenvolveu para a Leucotron um sistema eletrônico embarcado, baseado em dispositivo de lógica programável (FPGA, do inglês Field Programmable Gate Array), destinado a substituir os circuitos integrados físicos utilizados em seus equipamentos. “Por ser programável, o fabricante pode incorporar novas funções ao componente quando achar necessário, sem precisar alterar o hardware, o que dá flexibilidade para inovar de forma ágil”, explica Luís Renato Monte, da Gerência de Sistemas Embarcados do CPQD.

A linha escolhida pela Leucotron para iniciar essa modernização tecnológica foi a Ision IP, constituída de centrais telefônicas PABX com telefonia IP integrada, que possui versões de pequeno, médio e grande porte. O primeiro projeto com a Unidade EMBRAPII CPQD teve foco nos modelos de menor porte – Ision IP 1500 e 1600. “Substituímos os componentes importados desses equipamentos, mantendo todas as funcionalidades já existentes”, ressalta Varejão. Segundo ele, as novas versões desses modelos estão sendo comercializadas há um ano, com bastante sucesso.

Neste segundo semestre, a Leucotron colocou no mercado as novas gerações – com componentes nacionais – das centrais Ision IP 4000 e 3000R, que são de maior porte. “Nesses casos, os dispositivos FPGA substituíram outros componentes importados, de custo mais elevado, também mantendo as funcionalidades disponíveis nas versões anteriores”, acrescenta Varejão.

Sobre o CPqD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD mantém um portfólio abrangente de soluções que são utilizadas nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade. O CPQD é uma organização privada, com mais de 40 anos, que entrega serviços e desenvolve tecnologias de produtos e de sistemas de missão crítica aderentes às necessidades complexas do mercado. Esses são resultados do seu programa de P&D, que é a base para inovação em suas apostas estratégicas no futuro das cidades inteligentes, do agronegócio inteligente e da manufatura avançada. O CPQD é apaixonado pela tecnologia que gera progresso e promove o bem-estar da sociedade.

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Sobre a Leucotron Telecom

A Leucotron Telecom é uma empresa brasileira que desenvolve soluções avançadas em produtividade e comunicação para grandes corporações, médias e pequenas empresas, tais como serviços para atendimento a clientes, sistema de gestão de call center, sistema de economia na conta telefônica e centrais PABX. Concebe, produz e comercializa seus produtos, combinando hardware, software ou serviços, destinados a otimizar e potencializar o resultado das empresas. As soluções oferecidas ao mercado contemplam todas as etapas de atendimento e necessidades do cliente: desde o trabalho de arquitetura tecnológica, por meio de equipamentos e softwares de qualidade e eficácia comprovadas, até o suporte eficiente no pós-venda. Com quase 35 anos de atuação, contabiliza mais de 140 mil clientes e mais de 2,5 milhões de usuários de seus produtos e serviços. Conta com mais de 400 Concessionárias Autorizadas em todo o território brasileiro, além de México, Colômbia e Costa Rica, que vendem, instalam e dão assistência técnica em toda a linha de produtos disponíveis da marca.

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