Resultados de pesquisas do CPqD na área de telecomunicações serão apresentados no SBrT 2016

Encontro promovido pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações será realizado em Santarém, no Pará

O CPqD vai participar, em conjunto com o Centro Tecnológico do Exército (CTEx), do XXXIV Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais – SBrT 2016, que será realizado entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Santarém, no Pará. Promovido pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), o evento é o principal encontro acadêmico nessa área, em que são apresentados os resultados mais recentes das pesquisas realizadas em todo o país, bem como o estado da arte das tecnologias de telecomunicações e processamento de sinais no mundo.

Dois artigos técnicos elaborados pelas equipes de pesquisadores do CPqD, com base em projetos desenvolvidos em suas áreas, foram aceitos pela organização do SBrT 2016 e serão apresentados no simpósio. Um deles, da Gerência de Redes sem Fio, propõe duas estratégias para a mitigação dos efeitos de ataques do tipo jamming (geração de um padrão de interferência hostil, com a finalidade de impedir ou debilitar a capacidade de comunicação) em redes de uso militar baseadas em tecnologia LTE. A apresentação do trabalho, que tem o título “LTE privado para Defesa e Segurança Pública no Brasil”, será feita pelo pesquisador Sérgio Roberto Barros.

O outro artigo, da Gerência de Tecnologias Ópticas, será apresentado por André Luiz Nunes de Souza. “O foco do estudo é a otimização de parâmetros de implementação de um algoritmo para codificação de canal, com grande potencial para aplicação em comunicações ópticas”, resume Souza. Esse trabalho faz parte do desenvolvimento, conduzido no CPqD, de um chip para a codificação e decodificação de sinais para comunicações ópticas de longa distância e de alta velocidade.

Além disso, o CPqD está apoiando o Desafio SBrT 2016 de Comunicações Digitais para Aplicações Militares, uma jornada técnico-científica promovida pela Sociedade Brasileira de Telecomunicações a partir de tema técnico proposto pelo Centro Tecnológico do Exército – que auxilia a coordenação do evento nas atividades de avaliação dos trabalhos e de orientação das equipes competidoras. O CPqD fará parte da comissão de avaliação dos trabalhos técnicos inscritos nessa competição. “Esses trabalhos consistem em soluções de receptores de rádio digital na faixa de HF (Altas Frequências)”, explica Fabbryccio Cardoso, pesquisador que representará o CPqD na comissão de avaliação. “Com o desafio, a intenção é proporcionar aos participantes a oportunidade de aplicar conhecimentos de telecomunicações em um problema prático e de interesse atual”, acrescenta.

Mais informações sobre o SBrT 2016 estão disponíveis no site www.sbrt.org.br/sbrt2016/.

 

Sobre o CPqD
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 39 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

Informações para imprensa
Pimenta Comunicação
Rosa Sposito – rosa@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9183/ (11) 99701-0359
Alex Nicolau – alex@pimenta.com
Fone:  (11) 2858-9150
PABX: (11) 2858-9191
www.pimenta.com

Twitter da Pimenta: twitter.com/pimentacom