Unidade Embrapii CPqD amplia atuação para integração entre comunicações ópticas e sem fio

Um ano após seu credenciamento, a Unidade Embrapii CPqD – Comunicações Ópticas está ampliando sua linha de atuação – que agora inclui também a integração entre comunicações ópticas e sem fio. O foco dessa extensão é o desenvolvimento de hardware e software embarcado para infraestrutura de rede de acesso, dispositivos e terminais e, ainda, aplicações.

“Com isso, estamos ampliando nossa atuação para tecnologias de redes de acesso sem fio seguras, como redes de sensores, LTE-Advanced, Low Power Wi-Fi, Bluetooth LE, RFID, Zigbee, entre outras, em diversas faixas de frequência”, afirma Fabrício Lira Figueiredo, coordenador técnico da Unidade Embrapii CPqD. “Essas redes sem fio poderão ser integradas, também de forma segura, às redes de transmissão e transporte ópticos”, acrescenta.

Além da infraestrutura de rede de acesso, a Unidade Embrapii CPqD também está apta a desenvolver projetos de dispositivos e terminais (tecnologias de sensores, medidores inteligentes seguros, carros conectados, etc.) e de aplicações para comunicações sem fio – por exemplo, para cidades inteligentes e Internet das Coisas (IoT), entre outras, envolvendo segurança da informação e comunicação (criptografia, autenticação e desenvolvimento seguro).

A Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é uma organização que tem o objetivo de fortalecer a capacidade de inovação do país, por meio da cooperação tecnológica entre instituições de pesquisa e desenvolvimento e empresas do setor industrial, em áreas de competência específicas. O CPqD foi credenciado como Unidade Embrapii, em outubro do ano passado, em função de sua experiência de mais de 30 anos em pesquisa e desenvolvimento na área de comunicações ópticas. Suas tecnologias nessa área vêm sendo transferidas, ao longo desses anos, para a indústria nacional, responsável pela fabricação e comercialização dos produtos no mercado.

Desde que foi credenciada, a Unidade Embrapii CPqD – Comunicações Ópticas coloca à disposição da indústria essa competência, visando o desenvolvimento conjunto de soluções avançadas nessa área. Essas soluções envolvem tanto dispositivos e equipamentos ópticos, como moduladores ópticos de alta capacidade, multiplexadores, lasers e circuitos envolvendo múltiplos componentes, como também tecnologias para meios físicos utilizados na infraestrutura das redes ópticas e sensores a fibra.

 

Sobre o CPqD
O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 39 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

Informações para imprensa
Pimenta Comunicação
Rosa Sposito – rosa@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9183/ (11) 99701-0359
Alex Nicolau – alex@pimenta.com
Fone:  (11) 2858-9150
PABX: (11) 2858-9191
www.pimenta.com

Twitter da Pimenta: twitter.com/pimentacom