Vice-governador do Estado visita Parque Tecnológico do CPqD

Márcio França conheceu as facilidades oferecidas pelo Parque a startups e também as tecnologias do CPQD para cidades inteligentes

Conhecer as facilidades oferecidas pelo Parque Tecnológico do CPQD e, também, as soluções desenvolvidas pela organização com foco em cidades inteligentes. Esses foram os principais objetivos da visita do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) do Estado de São Paulo, Márcio França, ao CPQD, realizada na sexta-feira, 2 de junho. Acompanhado do prefeito de Campinas Jonas Donizette, França foi recebido pelo presidente do CPQD Sebastião Sahão Júnior e pelo vice-presidente comercial e de desenvolvimento de negócios José Eduardo Azarite.
“O CPQD vem atuando, junto à Prefeitura de Campinas e à IMA – Informática de Municípios Associados, na implantação e disseminação em nossa região do conceito de cidades inteligentes com base em Internet das Coisas (IoT)”, afirmou o presidente da organização. Ele lembrou que um convênio nesse sentido foi firmado em fevereiro, entre o CPQD, a IMA e a Associação Paulista de Municípios, com o objetivo de levar essa inovação tecnológica aos 645 municípios do estado de São Paulo. “Com esse convênio, estamos disponibilizando para os interessados a Plataforma de IoT para Cidades Inteligentes, desenvolvida pelo CPQD com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL)”, explicou.

José Eduardo Azarite destacou a importância do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), iniciativa do governo do estado de São Paulo – mantida pela SDECTI – na qual o CPQD possui credenciamento definitivo desde o início do ano passado. “O SPTec é um programa que contribui para o desenvolvimento regional, a geração de empregos e, principalmente, para a criação de um ecossistema voltado para a inovação aberta”, disse Azarite. “É uma iniciativa importante, que estimula a atração de empresas de base tecnológica e de potenciais investimentos em startups que possam ter como alicerce as tecnologias geradas no CPqD”, enfatizou.

De acordo com França, o SPTec une universidades públicas e privadas, institutos de pesquisa e a iniciativa privada, que formam uma sinergia eficiente para as empresas de bases tecnológicas alcançarem crescimento e desenvolvimento. “Além dos fundos de financiamento, as empresas localizadas nesses parques podem receber recursos e incentivos fiscais para investir em infraestrutura e melhoria, avançando ainda mais o desenvolvimento tecnológico paulista”, destacou. “O resultado disso é a atração de empresas investidoras, que desencadeia geração de novos empregos e crescimento econômico, tornando São Paulo um estado sempre estável e atrativo para novos investimentos”.

“É uma grande honra receber a visita de nosso vice-governador Márcio França no Parque Tecnológico do CPQD. Campinas faz da pesquisa e da inovação marcas registradas de sua presença no cenário nacional. Certamente temos muito a contribuir, pelas boas práticas que temos desenvolvido aqui”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.

Sobre o CPqD

O CPQD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPQD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 40 anos, o CPQD conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.
www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação
Rosa Sposito – rosa@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9183/ (11) 99701-0359
Alex Nicolau – alex@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9150
www.pimenta.com

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070