CPQD promove workshop internacional sobre tendências em tecnologia óptica

O futuro das redes ópticas do ponto de vista de pesquisadores, acadêmicos, profissionais da indústria e operadoras, é o foco do evento que o CPQD vai realizar nos dias 28 e 29 de maio, em suas instalações, em Campinas. O workshop, que está em sua terceira edição, terá como tema Tendências em Tecnologias de Sistemas Ópticos – Rumo às Redes Ópticas de Terabit por segundo.

Assim como nas edições anteriores, as palestras serão todas em inglês. Nelas serão apresentadas e discutidas inovações e as tecnologias mais recentes em desenvolvimento na área de sistemas e componentes ópticos, destinadas não só a atender à demanda atual como também às futuras necessidades das redes de telecomunicações. Entre os assuntos abordados, destacam-se os sistemas ópticos de 100G e os futuros e os futuros 400G e 1T, fibras ópticas avançadas, microeletrônica, fotônica integrada, amplificação óptica e redes OTN e WDM.

Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, participará do evento com objetivo de mostrar a política do governo para o desenvolvimento desse setor no Brasil. Julio César Rodrigues de Oliveira, gerente de Sistemas Ópticos do CPQD, falará sobre a BRPhotonics, a pesquisa e o desenvolvimento de componentes ópticos no CPQD. A programação do workshop inclui ainda palestras de profissionais e pesquisadores da NTT Photonics e Fujitsu (Japão), Finisar (Austrália),Corning e Bell Labs (Estados Unidos), Universidade de Aveiro (Portugal) e CTTC (Espanha), entre outros.

A programação preliminar do evento está disponível no site http://wton.cpqd.com.br/, pelo qual os interessados também podem fazer sua inscrição – que é gratuita. As vagas são limitadas.

Agenda

III Workshop Internacional Tendências em Tecnologias de Sistemas Ópticos – Rumo às redes ópticas de Terabit por segundo
Quando: 28 e 29 de maio de 2014
Horário: 8h30 às 18h00
Onde: Auditório do CPqD
Endereço: Rua Dr. Ricardo Benetton Martins s/n – Parque II do Polo de Alta Tecnologia – Campinas – SP