Workshop no CPQD reúne pesquisadores brasileiros e do Reino Unido

As futuras tendências das comunicações – e, em particular, da infraestrutura de rede de alto desempenho que dará suporte à internet do futuro – são o tema de um workshop que vai reunir, na próxima semana, pesquisadores do estado de São Paulo e do Reino Unido nas instalações do CPQD, em Campinas. Marcado para os dias 23 a 25 de fevereiro, o encontro – que é restrito a pesquisadores – está sendo coordenado pelo CPQD e a Universidade de Bristol, do Reino Unido, e conta com o apoio do British Council e da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O objetivo é formalizar parcerias visando o desenvolvimento científico e tecnológico nessa área, por meio da colaboração e troca de conhecimentos complementares entre os pesquisadores brasileiros – especificamente, os que atuam no estado de São Paulo – e os do Reino Unido. Durante o workshop, que faz parte do Programa British Council-FAPESP Researcher Links, serão apresentadas inovações e desenvolvimentos recentes, bem como trabalhos científicos em curso, e discutidos os principais desafios tecnológicos para a evolução das comunicações.

Três assuntos básicos deverão atrair as atenções dos participantes e motivar as discussões no encontro: redes ópticas e wireless-ópticas de alto desempenho; gerenciamento e controle em redes de alta performance, e aplicações de tecnologias de redes de alto desempenho em cidades inteligentes (smart cities) do futuro. Os interessados em mais informações sobre o workshop Trends in Future Communications : High performance network infrastructure for Future Internet podem obtê-las no site http://futurenets.cpqd.com.br.