​CPQD recebe prêmio de inovação pelo projeto da plataforma dojot

O CPQD acaba de conquistar um reconhecimento importante pelo caráter inovador do projeto que resultou na plataforma aberta dojot, lançada neste mês de setembro: o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, concedido pela Momento Editorial. A cerimônia de premiação aconteceu na noite de segunda-feira (25/09), em São Paulo, e marcou também o lançamento da edição 2017 do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações.

O projeto da plataforma dojot rendeu ao CPQD o segundo lugar na categoria Fornecedores de Software e Serviços da publicação. Além disso, o CPQD foi escolhido pelo júri de especialistas – que avaliou cerca de 150 projetos inscritos – para receber o Prêmio Especial de Tecnologia Nacional desta edição do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações.

“A dojot é a primeira plataforma de código aberto voltada para o desenvolvimento de aplicações de Internet das Coisas com foco na realidade brasileira e com suporte local”, afirma Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPQD. “A intenção é agregar empresas, startups e a comunidade de desenvolvedores IoT em torno dessa plataforma, facilitando a criação de um ecossistema nessa área no país e o desenvolvimento de soluções para diversos segmentos, como cidades inteligentes, agronegócio e a indústria, entre outros”, acrescenta.

Construída com base em ferramentas open source, a plataforma dojot faz parte de um projeto mais amplo, financiado pelo FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e Finep, que vem sendo conduzido pelo CPQD em parceria com outras instituições de ciência e tecnologia brasileiras.

O Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações é resultado de pesquisa junto a mais de cem empresas com atuação no mercado brasileiro, que indicaram produtos e serviços inovadores, em cinco categorias. A pesquisa envolveu todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações. Os produtos e serviços mais inovadores foram escolhidos por um júri de especialistas formado por representantes da academia, do governo, da sociedade civil e da Momento Editorial.

Sobre o CPqD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPQD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPQD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital – como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.
www.cpqd.com.br Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Informações para imprensa

Pimenta Comunicação
Rosa Sposito – rosa@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9183/ (11) 99701-0359
Alex Nicolau – alex@pimenta.com
Fone: (11) 2858-9150
www.pimenta.com

Jornalista Responsável: Regina Pimenta – Mat. Sindical: 5070