CPQD atua como parceiro tecnológico da Qualcomm em seu primeiro Centro de IoT no Brasil

O CPQD participou da inauguração, na terça-feira (18/09), do Qualcomm® IoT Reference Center, o primeiro Centro de Referência em Internet das Coisas  da Qualcomm Technologies, Inc. (subsidiária da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda) no Brasil. Localizado dentro do Smart Campus da Facens (Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba), o Centro de Referência conta com o apoio do CPQD em seu primeiro projeto piloto, que tem como foco o aprimoramento da segurança pública.

“O Qualcomm IoT Reference Center é uma plataforma de diálogo entre distintos atores ligados à tecnologia, como fabricantes, desenvolvedores e gestores públicos, e contribuirá para a capacitação de profissionais que estejam envolvidos em projetos e negócios de IoT”, afirma Rafael Steinhauser, Vice Presidente Sênior da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda. e Presidente da Qualcomm para América Latina. Segundo ele, a escolha do CPQD como parceiro tecnológico nessa iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução de visão computacional adaptada à realidade brasileira.

“A ideia é desenvolver com o CPQD uma plataforma de visão computacional”, diz Steinhauser. Ele revela que o primeiro projeto conjunto prevê o uso dessa plataforma em uma aplicação de cidade inteligente: a identificação e monitoramento de veículos (pelas placas), por meio de visão computacional embarcada e redes wireless para IoT.

Para Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPQD, a Internet das Coisas impulsiona a economia brasileira ao adicionar novas tecnologias que melhoram a qualidade de vida da população, em especial quando aplicadas ao ambiente urbano. “O CPQD assume, cada vez mais, papel de protagonista dessa revolução no país; tivemos a honra de ter ajudado o Brasil a elaborar o Plano Nacional de IoT e estamos desenvolvendo inúmeras soluções de IoT, em conjunto com a indústria nacional. Com esta parceria estratégica com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações, empresa da Qualcomm Incorporated, reconhecida líder global, e com a Facens, importante organização para a formação de mão de obra para esta nova economia, o CPQD contribuirá fortemente para o processo de transformação digital da sociedade”, enfatiza.

Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPQD, destaca ainda a importância da plataforma aberta dojot na criação de aplicações IoT – por exemplo, para cidades inteligentes. “A ideia é utilizar essa plataforma open source como middleware, integrando sensores e aplicações”, explica.

Para Antonio Beldi, presidente do Conselho Superior da ACRTS, mantenedora da Facens, “a criação desse Centro de Referência em IoT, em conjunto com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações e o CPQD, seguramente será um marco para a criação do ecossistema de negócios de Internet das Coisas no país”.

Além de apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, o Qualcomm IoT Reference Center também oferecerá treinamentos e, entre seus primeiros projetos, apresentará o conceito de cidades inteligentes e seus benefícios para gestores públicos interessados em iniciativas ligadas à IoT. “A ideia é mobilizar todos e capacitar mão de obra para trabalhar com a internet das coisas e outras tecnologias disruptivas”, afirma José Palazzi, diretor de vendas da Qualcomm para América Latina.

O Qualcomm IoT Reference Center opera no campus da Facens, em Sorocaba (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 – Castelinho km 1,5). Conta com uma equipe de gestores, engenheiros, estagiários e monitores que trabalham de maneira integrada com os profissionais da Qualcomm Serviços de Telecomunicações na elaboração das demonstrações das tecnologias da empresa em aplicações para IoT, incluindo cidades inteligentes, IoT Industrial, casas inteligentes e smart users.