Para organizações que planejam mudanças em seu negócio ou que precisem se estruturar para crescer, que sofram pressões para otimização de investimentos em TIC e em pessoas, redução dos custos de operação, aumento da eficiência operacional ou melhoria da qualidade dos serviços, a oferta CPqD Arquitetura Corporativa é um conjunto de serviços de consultoria estratégica, de processos de negócio e de direcionamento de TIC, realizado por especialistas em negócio, sistemas, dados e em infraestrutura de TIC para fazer diagnósticos e dar direcionamentos.

O cenário de evolução é desenhado de modo a eliminar os problemas encontrados, inspirado em modelos de melhores práticas e na grande experiência acumulada pelo CPqD, visando integrar e consistir os esforços da organização para atingimento de sua estratégia e aumento da eficiência operacional.

Ao contrário de fornecedores de equipamentos, sistemas e soluções que realizam serviços similares como indutores de suas ofertas, o CPqD é isento e neutro na prestação dos serviços e conta ainda com conhecimento e competência em diversos setores de negócio e em todas as camadas de Arquitetura Corporativa.

Arquitetura Corporativa é a organização fundamental de uma instituição, estabelecendo uma visão abrangente de seus Componentes de negócio e de tecnologia, dos Relacionamentos entre esses componentes entre si e com o ambiente, de acordo com Padrões estabelecidos e pelos Princípios que regem o seu projeto e evolução.

Arquitetura = Princípios + Padrões + Componentes + Relacionamentos que formam um todo organizado e harmônico

Organizando para permitir a organização inovar:

– Integrar os padrões e processos legados (tanto os manuais quanto os automatizados), frequentemente fragmentados, em um ambiente integrado que suporte a execução da estratégia de negócio e que seja responsivo a mudanças.

– Para atingir o equilíbrio entre a TI existente e a inovação empresarial, permitindo que as unidades empresariais possam inovar com segurança, em sua busca de uma vantagem competitiva.
– Ao mesmo tempo, assegura uma estratégia integrada de TI que aumente a sinergia de toda a corporação.

Nesse sentido, o CPqD oferece serviços de consultoria estratégica em padrões de boas práticas relacionados a Arquitetura Corporativa voltada a gestores das mais diversas áreas dentro da organização. Visando a organização e o alinhamento entre as camadas de negócio e de tecnologia da informação e comunicação, de modo a permitir a execução efetiva da estratégia da organização, o CPqD oferece os seguintes serviços:

Estratégia Corporativa

Marketing & Vendas /

Áreas de Negócio

TI

Governança, Gestão de Risco e Conformidade

Organização da Arquitetura Corporativa

Reorganização de processos (Negócio e TI)

Medição do desempenho de processos

Automação de processos

Diagnóstico e estruturação da monitoração do desempenho de TI

Alinhamento estratégico de TIC – PDTI, PETIC, PETI

Gestão de Projetos (Project Management Office – PMO)

Avaliação do modelo de gerenciamento de TI

Organização da Arquitetura Corporativa: Consultoria estratégica para organização e gestão dos recursos organizacionais e tecnológicos: estrutura organizacional, processos, informações, aplicações, dados, recursos humanos e infraestrutura tecnológica para assim guiar a obtenção, implantação, operação desses recursos de modo a viabilizar a realização da estratégia organizacional.

Reorganização de processos de negócio: Conjunto de serviços fim-a-fim, desde consultoria para construção de visão geral da organização, passando pela execução de modelagem e aperfeiçoamento com base em padrões específicos para o setor (ex.: eTOM, eGov etc), de definição de indicadores de desempenho para os processos operacionais de uma instituição, de definição das fontes e dos meios de captura dos insumos para os indicadores, incluindo serviço de apoio à implantação, monitoração e gestão e dos processos de negócio da organização, até serviço de avaliação do nível de capacidade de processos, com base no modelo do CMMI, concedendo atestado do nível de capacidade atual e dos principais gaps para atingir o próximo nível.

Reorganização de processos de TI: Conjunto de serviços fim-a-fim, desde consultoria para construção de visão geral da organização, passando pela execução de modelagem e aperfeiçoamento com base em padrões específicos para o setor (ex.: eTOM, eGov etc), definição de indicadores de desempenho para os processos de gerenciamento de tecnologia de informação, baseados em padrões de melhores práticas tais como o padrão COBIT de Governança de TI, definição das fontes e dos meios de captura dos insumos para os indicadores, incluindo serviço de apoio à implantação, monitoração e gestão e dos processos de negócio da organização, até o serviço de avaliação dos processos de gerenciamento de tecnologia de informação para determinação de seu grau de maturidade, de sua conformidade com regulamentações, padrões e melhores práticas de mercado e seu alinhamento com a estratégia e as políticas empresariais.

Medição do desempenho de processos: Serviços de execução (projeto e implementação) de definição de indicadores de desempenho para os processos operacionais de uma instituição e de definição das fontes e dos meios de captura dos insumos para os indicadores, passando pelo desenvolvimento de aplicações analíticas para análise de desempenho dos processos.

Automação de processos: Serviços de execução (projeto e implementação) de tradução em linguagem executável, e simulação, como insumo para automação e orquestração das atividades em BPMS (do parceiro Oracle). Inclui apoio a execução, monitoramento em tempo real das atividades e segregação de regras de negócio com base em uma Business Rules Engine (do parceiro Oracle) e a integração.

Diagnóstico e estruturação da monitoração do desempenho de TI: Conjunto de serviços fim-a-fim, iniciando com levantamento da arquitetura de monitoração atual e levantamento de serviços críticos para organização, passando pela identificação de serviços críticos para cliente da organização e pela definição da arquitetura alvo e estruturação da área de monitoração do desempenho de TI sob a perspectiva do usuário, até o apoio à implantação de ferramenta de parceiro e execução de piloto. Em qualquer destas etapas, pode-se incluir a Análise de desempenho de redes, serviços e aplicações fim a fim: avaliação e análise de desempenho da rede, serviços e aplicações (auditoria), incluindo testes de stress e testes de carga e recomendações de melhorias (plano de implementação).

Alinhamento estratégico de TIC – PDTI, PETIC, PETI: Consultoria estratégica para elaboração de Plano Estratégico de Tecnologia da Informação para gestão dos recursos tecnológicos: processos, informações, aplicações, dados, recursos humanos e infraestrutura tecnológica para assim guiar a obtenção, implantação, operação desses recursos de modo a viabilizar a realização da estratégia organizacional.

Gestão de Projetos (PMO): Serviços de execução de avaliação de maturidade da organização, em termos de gestão de projetos para criação e implantação de padrões e processos para criação e operação de Escritório de Gestão de Projetos, e de definição do tipo de Escritório, dos processos que suportam a operação do Escritório, definição de papéis, perfis, habilidades e competências necessárias para desempenho das atividades, bem como apoio à implantação do Escritório e acompanhamento de projetos pilotos.
Avaliação do modelo de gerenciamento de TI: Serviços para suportar a otimização do gerenciamento de TI, por meio de avaliação dos processos de gerenciamento de tecnologia de informação para determinação de seu grau de maturidade, de sua conformidade com regulamentações, padrões e melhores práticas de mercado e seu alinhamento com a estratégia e as políticas empresariais. Para tanto são utilizadas suítes ITIL de parceiros.