CPqD

CPqD Estratégia de TI

CPqD Estratégia de TI

CPqD Estratégia de TI é um conjunto de serviços e ferramentas que tem como objetivo alinhar as camadas de gestão e de TI, planejando a evolução do ambiente tecnológico para garantir desempenho, capacidade e maior eficiência à operação dos clientes.

Essa solução tem como foco permitir aos nossos clientes ter uma visão ampla e adequada sobre o processo de planejamento e implantação das adequações de TI, avaliando a situação atual da organização, identificando os objetivos de curto, médio e longo prazo das áreas e planejando os projetos e aquisições para alcançar as metas estabelecidas de forma planejada e garantida.

Estratégia e Organização de TI

Garantindo que a área de TI esteja totalmente alinhada com os objetivos e as metas da área de negócios, com suas consultorias estratégicas, o CPqD avalia a estrutura organizacional, as informações, as aplicações, os dados, os recursos humanos e a infraestrutura tecnológica de cada cliente.

Planejamento Estratégico

Combinação de experiência profissional e metodologias práticas voltadas a apoiar nossos clientes a alinhar suas capacidades estratégicas, organizacionais e tecnológicas em TI com as estratégias de negócio e estabelecer uma estrutura integrada que otimize os recursos, investimentos e talentos dentro da organização, garantindo que as ações de TI estejam sempre integradas aos objetivos e metas das áreas de negócios.

Governança de TI

Serviço orientado a construir e implantar uma governança de TI dentro da empresa. Nosso objetivo está centrado em determinar o papel central da TI sobre o negócio, identificar os momentos de tomada de decisão da área de TI e seus impactos, identificar os aspectos bons e ruins da governança atual, validar os processos e a governança de TI da organização a partir de outras práticas de mercado e desenvolver um roteiro e um plano de ação para garantir a eficiência e eficácia da governança de TI.

Transformação de TI

Colocando a estratégia em prática, sempre garantindo altos índices de eficiência, segurança e produtividade.

Planos Diretores

Consultoria voltada para elaboração de plano diretor de TI (PDTI) e roadmaps tecnológicos para gestão dos recursos tecnológicos (processos, informações, aplicações, dados, recursos humanos e infraestrutura tecnológica) para assim guiar a obtenção, implantação, operação desses recursos de modo a viabilizar a realização da estratégia organizacional.

Reorganização de Processos

Consultoria para construção de visão geral da organização e arquitetura de processos voltado para Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management), passando pela execução de modelagem de processos de desenvolvimento de software com base em padrões específicos (ex.: ITIL, SCRUM, CMMI, eGov etc), bem com  para os processos e procedimentos de relacionamento da organização.

Gerenciamento de Serviços ITIL

O CPqD atua na consultoria, melhoria e implementação de processos ITIL. A partir de um diagnóstico de maturidade dos processos, realizamos o desenho e modelagem dos fluxos e tarefas em formato definitivo (TO BE), além disso é entregue ao cliente um painel de indicadores chave de desempenho, com foco na gestão organizada de cada processo implantado.

Aderência a ISO 20000

Serviço de assessment voltado para levantar os gaps e desenhar um plano de ação para a aderência a norma. O serviço tem como objetivo apoiar nossos clientes, a partir das melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI, a melhorar e agilizar os processos de TI, aumentar a eficácia, garantir um ambiente controlado e entregar serviços de alta qualidade.

Aderência a ISO 27000

Serviço de assessment de segurança voltado para levantar os gaps e desenhar um plano de ação para a aderência a norma. O serviço tem como objetivo apoiar nossos clientes a planejar, desenhar, implementar e operar um Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação (Information Security Management Systems – ISMS) por meio da série de padrões ISO 27000.

Apoio na contratação de tecnologias

Apoio na condução de todo o processo de seleção de soluções de TI (do levantamento dos requisitos, passando por RFIs, RFQs, RFPs, editais até o apoio na negociação), gerenciamento de implantação de soluções, implantação e estabilização de processos de gerenciamento de fornecedores e implantação de processos de gerenciamento de contratos.

Controles internos de TI

Desenvolvimento dos processos de controles internos de TI, avaliação dos controles existentes, análise de riscos, além de revisão, documentação e validação dos controles de TI estipulados.

Implantação de Serviços de TI

Alternativa eficiente para obter retorno rápido e com investimentos menores.

Acompanhamento de processos

Acompanhamento e apoio à implantação de processos visando à entrega da maturidade desejada, e um processo eficiente e testado em condições reais. Além disso, o CPqD realiza treinamento e validação dos resultados para garantir que as expectativas dos nossos clientes sejam atendidas.

Gerenciamento dos serviços

Implantação dos processos de gerenciamento de serviços de TI baseados no ITIL, com adequação dos processos nas ferramentas existentes no cliente.

Implantação ISO 20000

Acompanhamento e apoio à implantação de plano de ação para aderência a ISO 20000 e do Gerenciamento de Serviços de TI.

Implantação ISO 27000

Acompanhamento e apoio à implantação de plano de ação para aderência a ISO 27000 e do Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação (SGSI).

Implantação de ferramenta de automatização de processos

Implantação de ferramenta Pink Verify de gestão de processos voltada para o Gerenciamento de Serviços de TI, permitindo prover a Governança de TI por meio do controle dos ativos, clientes, fornecedores e itens de configuração necessários para prover serviços com qualidade e garantia.

Vídeos

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