Inteligência Regulatória

A legislação que regula o setor de telecomunicações no Brasil é complexa e intricada, exigindo extremo cuidado em sua avaliação por parte das empresas que queiram prestar serviços regulamentados no país. Para tanto o CPqD detém um cabedal de décadas de conhecimento acerca das regulamentações de telecomunicação brasileira, com consultores com ampla experiência no setor. Alicerçado neste conhecimento profundo, o CPqD oferece serviços de consultoria baseados em ações em Inteligência Regulatória para o setor de telecomunicações.

Emissão de pareceres técnicos sobre temas regulatórios relacionados a serviços de telecomunicações: Em função de seu legado de mais de três décadas aliando excelência tecnológica a uma posição de neutralidade perante os demais participantes do mercado de telecomunicações, os pareceres técnicos emitidos pelo CPqD são referenciados nos mais diversos fóruns regulatórios e judiciários. Os pareceres técnicos do CPqD avaliam questões técnicas, econômicas e regulatórias, documentando claramente os impactos identificados sobre os serviços e negócios do cliente.

Análise técnica e econômica do atendimento à regulamentação brasileira: Consultoria estratégica orientada à avaliação de questões técnicas e econômicas relacionadas ao atendimento da regulamentação brasileira de telecomunicações, apontando perspectivas de evolução do arcabouço regulatório e seu relacionamento com a regulamentação internacional.

Análise de impactos de mudanças regulatórias: Realização de estudos técnicos, econômicos e estratégicos relativos a impactos decorrentes de mudanças regulatórias sobre os serviços de telecomunicações.

O conjunto destes serviços de consultoria estratégica pode agregar um outro conjunto de serviços tecnológicos de consultoria para Análise e Planejamento para Evolução Tecnológica de Redes.