Saber como contratar e definir os parâmetros adequados no SLA com os provedores de serviço é um enorme desafio no mercado. O CPqD SLA Management – com ferramentas e serviços de equipe especializada – tem ajudado os clientes a reduzir consideravelmente o número e a duração dos eventos de indisponibilidade, apoiando a definição e instrumentalizando o processo de monitoração online dos níveis de serviço praticados pelos provedores versus os SLAs estabelecidos. Neste caso, a solução se apresenta como referência no relacionamento “cliente – provedor”, pois é possível a qualquer momento aferir os níveis de serviço praticados.

O desafio das organizações com operações distribuídas

A infraestrutura de TIC é fundamental para organizações com operações distribuídas geograficamente, sejam elas do setor financeiro, varejo, transporte ou logística. Neste cenário, marcado pela frustração com os acordos de níveis de serviço (SLA) estabelecidos com provedores e pela pressão interna por altos níveis de disponibilidade requeridos pelas unidades de negócio, é crescente a busca por meios que possibilitem monitorar de forma proativa a conectividade e reduzir o impacto no negócio na ocasião de um evento de indisponibilidade.

Definição de SLA

• Definição dos serviços a serem contratados
• Definição dos parâmetros de SLA
• Notificações e alertas
• Auxiliar na relação com a operadora

Auditar Infraestrutura

• Monitoramento ativo dos alarmes da rede
• Confirmação da falta de serviço
• Verificação no cumprimento dos parâmetros de SLA

Reportar aos Gestores

• Identificar impactos e agressores
• Manter série histórica
• Reportar dados de violações para cálculo de multas e descontos
• Orientar investimentos

Diferenciais do CPqD SLA Management

Ao contrário das ferramentas convencionais, focadas no acompanhamento dos níveis de serviço já fornecidos, o CPqD SLA Management é orientado para o acompanhamento proativo dos SLAs. O dashboard da ferramenta permite ao responsável pela infraestrutura de TIC “olhar para frente”, atuando sobre os problemas antes que a quebra de nível de serviço se concretize e, consequentemente, minimizando o impacto no negócio. Além disso, o CPqD SLA Management oferece:

icone_dif_sla_1SLA individualizado por Circuito

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Expurgos de paradas programadas e bilhetes improcedentes

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Cálculo do SLA a partir do tratamento de alarmes ou abertura e fechamento de bilhetes de defeito

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Relatórios SLA de cada circuito contratado

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Relatórios gerenciais de SLAs com risco de violação e análise histórica

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Alertas de risco de violação de SLA Configurável (Email / SMS)

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Alertas de risco de violação de SLA Configurável (Email / SMS)

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Soluções e serviços associados

CPqD TEM

• Gestão de gastos em telecom
• Gestão de inventário
• Auditoria de faturas
CPqD Inteligência de Redes

• Plano de evolução tecnológica (Plano Diretor de Telecom)
• Projeto e suporte a aquisição e implantação de rede
• Análise de desempenho fim-a-fim (QoE)
• Suporte para migração IPv6