Para empresas que detém infraestrutura de redes ópticas e que se preocupam com a manutenção da disponibilidade e qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, o CPqD Supervisão Óptica permite o gerenciamento e monitoramento de rede de cabos e fibras ópticas, bem como a localização precisa da falha ou degradação da rede óptica, reduzindo o tempo de indisponibilidade do sistema, seja para reparos corretivos ou para manobras, reformas ou melhorias na rede óptica, por meio de módulos para supervisão de redes ópticas (Backbone e Acesso) e de redes com sistemas DWDM.

A fibra óptica tornou-se uma das principais vias para tráfego de voz, imagem e dados. Segura, flexível e extremamente versátil na oferta de novos serviços, essa tecnologia é cada vez mais imprescindível para as grandes empresas de telecomunicações.

O CPqD Supervisão Óptica é uma poderosa solução para o monitoramento da infra-estrutura de fibra óptica, garantindo o diagnóstico automático das falhas no sistema de transmissão, identificando sua natureza e localização de forma precisa, reduzindo substancialmente o tempo de reparo da malha óptica (de duas horas e meia para cerca de meia hora com o uso da solução do CPqD). Assim, antes mesmo que ocorra uma interrupção dos serviços de comunicação, o sistema entra em ação e evita que o usuário final perceba o problema em sua rede. Mais que uma questão de economia, trata-se de garantir às empresas a segurança necessária para o perfeito funcionamento da infra-estrutura.

Outra vantagem diz respeito às ações preventivas nos processos de degradação, evitando a redução da qualidade do serviço prestado.

Feito por quem mais entende dessa tecnologia no Brasil, o CPqD Supervisão Óptica tem entre suas principais funcionalidades:

Operação através de tablets e smartphones

Acionamento, por e-mail ou celular, dos técnicos encarregados da manutenção

Reconhecimento automático de alarme e sua visualização

Identificação da gravidade da falha

Relatórios personalizados da planta óptica da empresa

Acompanhamento da degradação na transmissão do sinal

Diagramas de rotas de transmissão e terminação nas estações

Histórico de cada cabo com informações das ocorrências verificadas

Supervisão do sinal por clientes que utilizam equipamentos DWDM

Módulo para medição pela Internet

Por possuir plataforma aberta – compatível com equipamentos de diversos fornecedores – o sistema assegura maior liberdade de negociação para a área de compras da empresa, e conseqüente economia.

O CPqD Supervisão Óptica conta com 70% de market share entre as operadoras fixas brasileiras: Telefônica, Telemar e Brasil Telecom estão entre seus principais clientes. Na Espanha, a solução monitora as redes ópticas da malha viária que circunda a região metropolitana de Madri, administrada pela Dirección General de Tráfico (DGT) do Ministério do Interior do governo espanhol. No Uruguai, a Administración Nacional de Usinas y Transmisiones Eléctricas adquiriu a solução brasileira visando à modernização de seus dois mil quilômetros de redes ópticas.

CPqD Supervisão Óptica – Módulo Móvel

O sistema de supervisão óptica do CPqD tem um módulo que permite que as falhas das redes ópticas sejam detectadas a partir de dispositivos móveis o módulo foi desenvolvido a partir de tecnologia proprietária do CPqD, permitindo a rápida construção de sistemas móveis para smartphones e tablets em sistemas operacionais como Android e iOS. Com este módulo, os usuários terão acesso às informações com toda facilidade, agilidade e conforto que as comunicações móveis conseguem oferecer.

Esta funcionalidade é uma mudança de paradigma que traz mais agilidade ao sistema.

Diferenciais do módulo

– Agilidade na tomada de decisão.

– Gestão de indicadores e visão ampla da rede.

– Atualização de cadastros.

– Disponível para Android e iOS.