Transformando soluções criativas em sustentabilidade empresarial

Para organizações que buscam redução dos custos associados ao uso de recursos ambientais (energia e água) e ao descarte de resíduos, aderência às necessidades dos processos de gestão (Dow Jones Sustainability Index – DJSI e Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE), adequação à legislação existente (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS e Resoluções CONAMA) e que prezam pela sua imagem junto aos consumidores e cidadãos cada vez mais conscientes em relação à sustentabilidade, o CPqD Sustentabilidade é um conjunto de soluções inovadoras com foco em gestão e tecnologia, agregando valor e trazendo benefícios por meio de (i) processos e ferramentas de gestão modernas e adequadas a altos volumes de dados e informações, (ii) maturidade dos processos de gestão, (iii) neutralidade da gestão e (iv) experiência e competência técnica nas tecnologias de uso e descarte de materiais e matérias primas. Esses elementos diferenciam o CPqD das soluções disponíveis no mercado por estas terem a gestão baseada em processos e planilhas de controle, casarem o processo à venda de equipamentos, recursos ou serviços de coleta, e por serem adequadas apenas a baixo/médio volume de unidades gerenciáveis.

A multidisciplinaridade de atuação e o amplo domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) conferem ao CPqD habilidades que o permitem contribuir com as empresas na construção de um novo posicionamento neste novo ambiente de negócios. Aspectos voltados para TI Verde, gestão do consumo de energia, de água, de resíduos, controle da emissão de gases do efeito estufa compõem o conceito de sustentabilidade preconizado pelo CPqD: a longevidade de uma empresa está amparada pelos pilares de seu bom desempenho econômico, ambiental e social.Tem crescido a reação das instituições sociais e políticas das sociedades mais organizadas, por meio de mudanças de marcos regulatórios (legislações e regulamentos técnicos), no sentido de exigir a responsabilidade dos agentes pelo resultado de suas atividades econômicas que ameaçam o meio ambiente. Cabe aos agentes econômicos, principalmente às empresas, além de observarem as posturas de transparência e publicidade de ações indicadas por instituições como a Bovespa (ISE) e a Global Reporting Iniciative (GRI index), repensarem as suas atividades e desenvolverem novos modos de gestão e soluções tecnológicas que lhes permitam prosperarem em um ambiente mais restritivo, garantindo-lhes a sustentabilidade empresarial.

Neste sentido, o CPqD Sustentabilidade surge como uma proposta responsável e criativa para contribuir com os esforços das empresas em buscar um posicionamento de baixo risco neste novo ambiente de negócios sensível às questões de responsabilidades ambientais, sociais e econômicas.

Consultorias técnicas e de legislação, bem como ferramentas de software que espelham um alto nível de maturidade e de operações de controle baseadas em tecnologia de algoritmos de cálculo.

Gestão de consumo e gastos de energia e água – Domínio da gestão eficaz de recursos como energia elétrica e água voltadas à eficiência energética e ao controle, análise e recomendações técnicas de consumo e gastos.

Gestão ambiental de resíduos e logística reversa – Repensar, reduzir e reciclar insumos provenientes de fornecedores tradicionais ou de recicladores, dentro da perspectiva da logística reversa.

Tecnologia de Reciclagem – Domínio de metodologia inovadora para reciclagem de produtos, como por exemplo: baterias, que se destaca pelo baixo custo dos processos envolvidos tornando-a extremamente viável economicamente.

Materiais