CPqD

Incentivos para Inovar – Fundos

Incentivos para Inovar – Fundos

EMBRAPII

O CPQD é uma Unidade EMBRAPII estabelecida desde 2014 para conduzir, no âmbito de suas áreas de atuação, projetos de inovação tecnológica com empresas interessadas. O CPQD e a EMBRAPII investem parte dos recursos necessários ao desenvolvimento tecnológico para solucionar problemas ou gerar inovações em produtos e processos da empresa demandante. Os riscos dos projetos são compartilhados com as empresas parceiras, com o objetivo de estimular a inovação e aumentar a intensidade tecnológica do setor industrial, de forma a potencializar a força competitiva das empresas, tanto no mercado interno como no mercado internacional.

A empresa parceira deve pertencer ao setor industrial (segundo a CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, divisões 5 a 33, 62.01-5 e 62.03-1) ou ser beneficiária da Lei de Informática e ter produção no país. Quando a demanda for originada por uma empresa que não atende essas premissas, o instrumento contratual da parceria deve estipular a participação financeira e/ou técnica no projeto de empresa que atenda aos referidos requisitos.

Como características principais do modelo EMBRAPII, destacam-se:

  • Agilidade: uma característica essencial para o andamento das parcerias e atingimento dos resultados dos projetos (time-to-market).
  • Flexibilidade: para alavancar a agilidade, o CPQD, como uma Unidade EMBRAPII, dispõe de autonomia de atuação para prospecção, alocação dos recursos financeiros recebidos e execução dos projetos. A negociação (escopo, orçamento e propriedade intelectual) e a aprovação de projetos são conduzidas diretamente entre a empresa e o CPQD.
  • Acesso contínuo do CPQD a recursos financeiros não reembolsáveis da EMBRAPII, diminuindo o custo e o risco das empresas.
  • É obrigatório o cofinanciamento do projeto pela empresa parceira.

Lei de Informática

O CPQD é reconhecido pelo CATI (Comitê da Área de Tecnologia da Informação) para desenvolver projetos de Lei de Informática em parceria com empresas habilitadas.

A Lei de Informática, em vigor até 2019, confere isenção ou redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas que invistam em atividades de P&D em TICs. Os bens de informática e automação, cuja produção poderá receber os incentivos, estão listados no Decreto 7.010/2009. A empresa deve ter produção nacional e estar credenciada junto ao MCTIC/Sepin (Secretaria de Políticas de Informática).

Não há editais ou chamadas para o uso da Lei de Informática. As empresas podem usufruir os recursos advindos da isenção/redução do IPI durante todo o ano fiscal. Entretanto, ficam obrigadas a apresentar ao MCTIC, por meio eletrônico, as informações anuais sobre seus programas de pesquisa e desenvolvimento para inovação tecnológica, cujo prazo é 31 de julho do ano subsequente a cada exercício fiscal.

Solicite uma proposta

[recaptcha id:desenvolvimento-tecnologico]

Por que o CPqD?

Centros de pesquisa aplicada

O CPQD é um dos principais centros de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico (P&D) em TICs da América Latina. Em sintonia com as necessidades da sociedade, desenvolve um amplo programa de P&D visando gerar tecnologias e soluções de vanguarda para alavancar inovações de produtos e processos nas empresas.

Histórico de sucesso

Por estar estabelecido já há 40 anos, ao longo dos quais desenvolveu um histórico de sucesso em projetos de P&D para as indústrias, seu diferencial vem de sua experiência e capacidade de gestão, além dos conhecimentos e da expertise tecnológica exigidos na produção de tecnologias e soluções inovadoras para os diferentes setores da indústria.

Agilidade e flexibilidade

Como parte de toda essa bagagem (em termos de competências, sucesso nos resultados alcançados e experiência em P&D com empresas com apoio de mecanismos públicos de incentivo à inovação), o CPQD é uma Unidade EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o que proporciona agilidade e flexibilidade no apoio financeiro não reembolsável para o compartilhamento do risco tecnológico inerente de projetos de P&D em parceria com empresas.

Incentivos para inovar – Fundos

Parcerias de P&D com a indústria e utiliza recursos de diferentes fundos de P&D (EMBRAPII, FUNTEC/BNDES, Finep, etc.), bem como recursos direcionados para a inovação, como a Lei de Informática e programas de P&D da ANEEL e da ANP

Jornada para Transformação Digital

Mas o principal diferencial do CPQD está na integração desta capacidade de desenvolver projetos de P&D (TICs) em parceria com empresas, em uma oferta de maior valor: a jornada completa para transformação digital; direcionada principalmente pela Internet das Coisas (IoT), visa ajudar as empresas a identificar oportunidades, orientar a estratégia, modelar a inovação e transformá-la em realidade quando, então, pode ser necessária a capacidade do CPQD em desenvolver projetos de P&D para gerar tecnologias (de produto) e soluções TIC.

Testes Laboratoriais

O CPQD realiza projetos de P&D e serviços tecnológicos inovadores, com excelência em nível internacional. Para isso, reúne um conjunto de laboratórios avançados e continuamente atualizados. Para conhecer nossos laboratórios, clique aqui.

Plataformas Tecnológicas

O conhecimento do CPQD está estruturado em plataformas tecnológicas. Cada uma reúne competências inter-relacionadas, que são gerenciadas e integradas para promover a inovação. Entenda melhor essa dinâmica clicando aqui.

Todos os direitos reservados ao CPQD.

Plano de Contingência Coronavírus (Covid-19)

Mediante o cenário que estamos acompanhando e vivenciando sobre a transmissão e evolução dos casos registrados do novo Coronavírus (COVID-19) e considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Serviço de Saúde do CPQD, informamos que adotamos as seguintes medidas para a preservação da saúde e bem-estar de nossos colaboradores, familiares, clientes, parceiros e fornecedores e para a continuidade de nossos negócios:

  • Regime de home office para todas as equipes, mantendo o trabalho presencial somente em atividades estritamente necessárias, como serviços de laboratórios, em esquema de revezamento;
  • Suspensão de viagens nacionais e internacionais;
  • Cancelamento de visitas e reuniões presenciais. As reuniões deverão ser realizadas somente por telefone, hangout, videoconferência ou outra ferramenta de comunicação;
  • Cancelamento de participação em eventos externos (treinamentos, feiras, convenções, etc);
  • Cancelamento de eventos internos.

Nossos colaboradores estão orientados a seguir as políticas e protocolos determinados pelos clientes em relação às práticas no local de trabalho quando estão em suas instalações.

Essas medidas adotadas possuem tempo indeterminado e poderão ser alteradas de acordo com o panorama dos acontecimentos e as próximas recomendações da Organização Mundial da Saúde. Uma equipe executiva está responsável por analisar regularmente as orientações e recomendações oficiais para garantir que estamos cientes e aderimos às melhores práticas para lidar com esta pandemia.

Estamos aptos a utilizar um conjunto completo de recursos e plataformas virtuais para garantir a continuidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Nossa equipe Comercial e Técnica segue à disposição e todos os pontos de contato permanecem os mesmos. As atividades continuam a ser desenvolvidas normalmente e todos podem ser acessados conforme habitualmente por telefone, e-mail, hangout ou outra ferramenta de comunicação.

Continuamos comprometidos com os nossos clientes e parceiros e trabalhando com muito afinco e seriedade com o objetivo de garantirmos a qualidade dos serviços e os prazos de entrega sem causar impactos nos resultados.

Esperamos que sua organização esteja adotando medidas semelhantes para garantir a continuidade de seus negócios e para minimizar as consequências dos efeitos adversos desta pandemia.

Estamos à disposição para conversar sobre como podemos, neste cenário, trabalhar juntos de forma cada vez mais eficaz. Se tiver alguma dúvida ou quiser discutir nosso plano de continuidade com mais detalhes, não hesite em entrar em contato conosco.

Juntos vamos superar mais esse desafio!

Sebastião Sahão Júnior
Presidente do CPQD