Sistema de Informação Geográfica para a gestão pública municipal

Para Municípios que possuem cadastro imobiliário desatualizado, ou que tenham dificuldades em obter informações para planejamento e tomadas de decisão, o CPqD GeoMunicipal é uma solução baseada em um cadastro multifinalitário, que centraliza e integra as informações necessárias das diversas secretarias. Isso torna suas atividades mais eficientes às demandas de seus cidadãos, melhorando a imagem da administração pública municipal.

Os avanços tecnológicos oferecidos por modernos Sistemas de Informações Geográficas – SIG – propiciam ao administrador público o controle e a manipulação das informações espaciais de maneira a utilizar a geotecnologia em benefício do cidadão.

Em qualquer âmbito da administração pública municipal existe um extenso e complexo acervo documental, como informações sobre equipamentos públicos, imóveis, ruas, quadras, lotes, etc. Enfim, uma infinidade de informações e documentos que precisam ser bem armazenados e facilmente pesquisados.

Ao menos 65% destas, são informações espacializáveis e é justamente nesta gama que os sistemas SIG entram para apoiar o gestor público.

As prefeituras dispõem de mapas e cadastros imobiliários dispersos em sistemas que, por não interagirem entre si, possuem informações duplicadas e de difícil manipulação, que despendem grande esforço para chegar a resultados nem sempre fiéis à realidade.

Ao utilizar-se de um robusto e completo sistema SIG – Sistema de Informações Geográficas – como é o CPqD GeoMunicipal, a prefeitura dá um passo em direção às mais modernas tecnologias que propiciam a automatização dos processos administrativos de cadastro territorial, com vistas a uma abordagem analítica de gestão. O CPqD GeoMunicipal garante um fluxo de informações que se integra a todas as Secretarias, a partir de um único cadastro multifinalitário.

O CPqD GeoMunicipal é um sistema elaborado com as mais modernas tecnologias de geoprocessamento do mercado, com alto desempenho e de fácil utilização. Sua implantação é rápida, o que favorece a recuperação do investimento em tempo recorde.

Integra as informações do cadastro multifinalitário municipal para oferecer informações de suporte às políticas públicas de prefeituras de pequenos e grandes municípios. Oferece funcionalidade para atender as áreas da administração que utilizam análise georreferenciada para seu desempenho como Saúde, Segurança, Educação e Fiscal, por exemplo. O seu maior diferencial frente aos sistemas concorrentes é a possibilidade de realizar todas as operações de consulta de maneira integrada e ágil.

O CPqD GeoMunicipal é composto por módulos que armazenam as informações do cadastro multifinalitário da administração municipal (módulo Geo Multicadastro), e possibilita a análise temática para apoiar o planejamento e acompanhamento das ações da administração (módulo Geo Inteligência).