Instituto Atlântico

Instalado em Fortaleza, CE, o Atlântico é uma organização de pesquisa e desenvolvimento que compartilha com as regiões Norte e Nordeste, o conhecimento e a experiência do CPqD acumulados em mais de duas décadas, fortalecendo sua missão estratégica de difundir novas tecnologias.

Inaugurado em novembro de 2001, hoje o Atlântico possui ações nas áreas de gerência de redes, comunicações ópticas, sistemas sem fio (wireless) de acesso à Internet, soluções de software aplicadas a negócios e operações, entre outros. Através do Atlântico, o CPqD passou a compartilhar todo o conhecimento adquirido nos trinta anos de sua existência, gerando um efeito multiplicador que permitirá o surgimento de um novo pólo tecnológico nas regiões Norte e Nordeste brasileiras.

  • Informações:
  • Atlântico
  • R. Chico Lemos, n° 946 – Cidade dos Funcionários
  • CEP 60822-780 / Fortaleza – CE
  • Telefone: (85) 216.7800 – Fax: (85) 216.7864
  • atlantico@atlantico.com.br

Criada para explorar tecnologias emergentes

Constituída para promover a disseminação dos resultados de seus desenvolvimentos científicos e tecnológicos por meio da produção e comercialização de produtos. A Já! é um braço industrial do CPqD para a exploração do potencial de tecnologias de ruptura, que ainda não estejam suficientemente maduras para atrair o interesse da indústria nacional, ou para atender mercados de nicho.

Com características de um laboratório de mercado, atua na produção em pequena escala, com a possibilidade de moldar o produto no formato adequado para atender as especificações e necessidades do mercado.

Outro aspecto importante que compõe o perfil da Já! é a possibilidade de produzir sob demanda, customizando a produção, e atuando na formulação de componentes ou equipamentos que atendam especificamente as necessidades pontuais de um cliente.

Planejada para operar com uma planta industrial diferente do formato tradicional, onde todos os serviços são terceirizados, tem o CPqD como principal fornecedor de serviços de laboratório e certificação de produtos.

São exemplos de atuação da indústria:

  • • Equipamentos customizados, de alta relevância e baixa representatividade em termos de volume de negócios (escala).
  • • Tecnologias resultantes de projetos de P&D, apresentando potencial mercadológico difuso e de longo prazo em função da baixa maturidade do mercado.
  • • Equipamentos de alto conteúdo tecnológico, resultantes de projetos de P&D, para nichos de mercado com produção pequena e limitada.

A Já! não foi concebida para ter uma trajetória convencional. Ela não tem a pretensão de competir com a indústria, sua existência estimulará idéias inovadoras que agora contam com uma ferramenta rápida para testá-las no mercado e permitir que o CPqD, seus parceiros e clientes, continuem no seu papel de atuar em tecnologias inovadoras, contribuindo para gerar riquezas para a sociedade brasileira.

  • Rod. Campinas – Mogi-Mirim (SP-340) – km 118,5 – Pólis de Tecnologia – Pr. 12 – Campinas – SP – 13086-902
  • www.jatecnologia.com.br

logo_padtec

Produtos de Alto Desafio Tecnológico Ltda.

A Padtec foi criada a partir da união do capital de duas renomadas organizações brasileiras – o CPqD e Ideiasnet. É uma empresa voltada ao desenvolvimento, fabricação e comercialização de sistemas de comunicações ópticas. A empresa fornece soluções para redes de longa distância, redes metropolitanas e redes de acesso, além de ser a primeira fabricante da América Latina de sistemas de transmissão baseados na tecnologia WDM – capaz de aumentar em dezenas de vezes a capacidade de transmissão de fibras ópticas.

Com poucos anos de existência, a Padtec já reuniu uma série de conquistas que a diferenciam no mercado, fruto de produtos focados no core business do cliente, com preços altamente competitivos, amplo suporte técnico local, agilidade no atendimento e um curto prazo de entrega.

Em menos de 1 ano incorporou, à sua linha de produtos, equipamentos para transporte de sinais seguindo recomendação OTN (Optical Transport Network), equipamentos para extração e inserção de canais reconfigurável (ROADM), equipamentos agregadores de tráfego multiprotocolo e solução para amplificação óptica para ultra-longa distância. Consolidou-se como fornecedora global de soluções customizadas de alta tecnologia, com negócios e representantes na América do Sul, América Central, Europa e Ásia.

Informações e Contato

logo-tropico

O CPqD e a Organização Promon, unidos por uma joint-venture, criaram a Trópico S.A. – uma empresa dedicada ao desenvolvimento, fabricação e distribuição de modernos equipamentos de telecomunicações. Posteriormente outras organizações vieram fazer parte dessa sociedade.

A Trópico S.A. é, hoje, reconhecida por sua liderança na migração da tradicional tecnologia de transmissão por circuito (TDM) para a nova geração das redes de comutação por pacotes (NGN).

Desde o seu surgimento, no ano de 1999, a Trópico S.A. conseguiu avanços notáveis: a sua tecnologia já atingiu a incrível marca de oito milhões de terminais, aproximadamente; já detém cerca de 20% da planta digital instalada no Brasil; expandiu a sua presença nos mercados da América Latina e Estados Unidos.

Informações pelo telefone: (19) 3707-3495