CPqD

Pesquisa,
Desenvolvimento
e Inovação

O programa de pesquisa e desenvolvimento do CPQD é o maior da América Latina em sua área de atuação.

P&D, aplicação em mercado e inovação aberta

O programa de pesquisa e desenvolvimento do CPQD, o maior da América Latina em sua área de atuação, engloba atividades voltadas para futuras transições tecnológicas, projetos direcionados às necessidades do mercado e utilização de tecnologias para o atendimento das políticas públicas de inclusão digital. O amplo conhecimento acumulado possibilita também a viabilização de projetos de desenvolvimento tecnológico personalizados aos seus clientes.

Contínuos investimentos em capacitação e infraestrutura são realizados para que o CPQD se mantenha na vanguarda, possibilitando avanços tecnológicos significativos.

O programa de P&D do CPQD é inspirado em grandes temas estruturantes centrados nas necessidades das pessoas, gerando soluções que impactam positivamente a indústria. A base de conhecimento do CPQD está estruturada em plataformas tecnológicas.

Uma plataforma tecnológica é caracterizada por uma coleção de competências tecnológicas afins, gerenciadas de forma sistemática, tendo em vista a inovação (pesquisa, desenvolvimento e aplicação no mercado). Os resultados tecnológicos, oriundos de projetos nas diversas plataformas, são transformados em resultados para o mercado, compondo ofertas de software e serviços, licenciando tecnologias para a indústria ou criando novas empresas.

Diversas instituições de fomento e empresas parceiras apoiam o programa de P&D, cujos resultados ao longo dos anos contribuem para transformar o mercado e alavancar o desenvolvimento do país.

O CPQD conta com uma infraestrutura laboratorial privilegiada, composta por um conjunto de avançados laboratórios, que são continuamente atualizados e permitem executar, com excelência, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e conduzir serviços tecnológicos inovadores para empresas e órgãos governamentais. São mais de 20 laboratórios, que ocupam uma área de cerca de 3 mil m2 e estão, inclusive, cadastrados no Diretório de Instituições de Pesquisa do CNPq.

A organização adota o modelo de inovação aberta, pelo qual a possibilidade de desenvolvimento fora dos limites da instituição aumenta consideravelmente. Para isso, promove regularmente eventos de inovação com foco no desenvolvimento de novas parcerias e de colaboração com universidades renomadas, laboratórios de primeira linha e projetos de destaque, no Brasil e no exterior.

Com o objetivo de divulgar os resultados tecnológicos mais relevantes dos projetos conduzidos pelo CPQD, e de proporcionar mais um canal de difusão e de interação com a comunidade brasileira de tecnologia da informação e comunicação, o CPQD produz publicações como Cadernos CPQD Tecnologia e Telecommunications and Information Technology Springer Series.

CPQD

Agende sua conversa

Nossos responsáveis técnicos estão sempre disponíveis e abertos a descobrir como tornar sua empresa ainda melhor!

Agendar uma conversa

Conte com a gente!






Plano de Contingência Coronavírus (Covid-19)

Mediante o cenário que estamos acompanhando e vivenciando sobre a transmissão e evolução dos casos registrados do novo Coronavírus (COVID-19) e considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Serviço de Saúde do CPQD, informamos que adotamos as seguintes medidas para a preservação da saúde e bem-estar de nossos colaboradores, familiares, clientes, parceiros e fornecedores e para a continuidade de nossos negócios:

  • Regime de home office para todas as equipes, mantendo o trabalho presencial somente em atividades estritamente necessárias, como serviços de laboratórios, em esquema de revezamento;
  • Suspensão de viagens nacionais e internacionais;
  • Cancelamento de visitas e reuniões presenciais. As reuniões deverão ser realizadas somente por telefone, hangout, videoconferência ou outra ferramenta de comunicação;
  • Cancelamento de participação em eventos externos (treinamentos, feiras, convenções, etc);
  • Cancelamento de eventos internos.

Nossos colaboradores estão orientados a seguir as políticas e protocolos determinados pelos clientes em relação às práticas no local de trabalho quando estão em suas instalações.

Essas medidas adotadas possuem tempo indeterminado e poderão ser alteradas de acordo com o panorama dos acontecimentos e as próximas recomendações da Organização Mundial da Saúde. Uma equipe executiva está responsável por analisar regularmente as orientações e recomendações oficiais para garantir que estamos cientes e aderimos às melhores práticas para lidar com esta pandemia.

Estamos aptos a utilizar um conjunto completo de recursos e plataformas virtuais para garantir a continuidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Nossa equipe Comercial e Técnica segue à disposição e todos os pontos de contato permanecem os mesmos. As atividades continuam a ser desenvolvidas normalmente e todos podem ser acessados conforme habitualmente por telefone, e-mail, hangout ou outra ferramenta de comunicação.

Continuamos comprometidos com os nossos clientes e parceiros e trabalhando com muito afinco e seriedade com o objetivo de garantirmos a qualidade dos serviços e os prazos de entrega sem causar impactos nos resultados.

Esperamos que sua organização esteja adotando medidas semelhantes para garantir a continuidade de seus negócios e para minimizar as consequências dos efeitos adversos desta pandemia.

Estamos à disposição para conversar sobre como podemos, neste cenário, trabalhar juntos de forma cada vez mais eficaz. Se tiver alguma dúvida ou quiser discutir nosso plano de continuidade com mais detalhes, não hesite em entrar em contato conosco.

Juntos vamos superar mais esse desafio!

Sebastião Sahão Júnior
Presidente do CPQD