Cidades Promova a inovação com as pessoas no centro da transformação digital.

A expansão da população urbana está potencializando os desafios sociais, econômicos e ambientais nas cidades. É nesse cenário que a adoção de novas tecnologias se destaca, como um meio de oferecer novas capacidades aos gestores públicos e habilitar estratégias pautadas no progresso e no bem-estar dos cidadãos. Por essa razão, o tema “cidades inteligentes” vem ganhando prioridade, mas, no Brasil, ainda temos grandes desafios pela frente, seja no planejamento tecnológico adequado, no contexto regulatório ou na falta de investimentos e incentivos associados.

Imagem de mão interagindo com globo terrestre holográfico.

Atuação do CPQD em
Cidades inteligentes

Conforme preconizado pela Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e pela Câmara para Cidades 4.0 – iniciativas que contaram com a participação ativa do CPQD –, nós acreditamos que o desenvolvimento sustentável passa pela viabilização de um modelo que incentive as empresas nacionais a ofertarem soluções inovadoras e capazes de resolver problemas reais, respeitando a diversidade territorial dos municípios brasileiros.

Neste ambiente, o CPQD atua tanto como parceiro tecnológico do Estado, criando tecnologias abertas e plataformas habilitadoras (IoT e Inteligência Artificial), quanto de empresas e startups que visam criar e ofertar comercialmente produtos, serviços e soluções para Cidades Inteligentes.

Imagem de cidade a noite com luzes em movimento desfocadas

A expansão da população urbana está potencializando os desafios sociais, econômicos e ambientais nas cidades.

Como o CPQD pode ajudar?

O CPQD oferece um portfólio composto por serviços de ensaios e certificação, consultoria e uma base tecnológica abrangente e atualizada, capaz de ser aplicada na aceleração de empresas nascentes ou em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que podem tanto endereçar o estado da arte, quanto atender desafios específicos.