CPqD

Engenharia de Redes e Inteligência Regulatória

Consultoria que aplica as competências técnicas do CPQD no suporte a decisões estratégicas, na análise de questões regulatórias, no estudo sobre a utilização do espectro (ocupação e interferência) e em projetos de rede sob medida.

A quem se aplica:

Operadoras de
telecomunicações

Formuladores
de políticas

Indústria

Instituições
representativas

Linha de atuação

Suporte
à decisão

Análise
regulatória

Radiofrequência
e interferência

Projetos de
rede sob medida

 Suporte à decisão

Análise tecnológica e/ou regulatória dirigida para subsidiar o cliente em decisões estratégicas.

Exemplo de possíveis atividades:
• Benchmarking: antecipação de tendências de mercado e regulação
• Análise de cenários evolutivos
• Análise técnico-econômica
• Análise de impacto regulatório

Grande operadora de telecomunicações brasileira

Demanda:
Suporte técnico em decisão estratégica.

Desafio:

Identificar os lotes de frequência com o menor nível de interferência na faixa de 700 Mhz – visando apoiar a estratégia de participação do leilão.

Solução:

O CPQD realizou a análise dos lotes de frequência do dividendo digital leiloados e identificou os blocos com menor nível de interferência de serviços adjacentes em todo o território nacional.

Resultado:

O suporte do CPQD permitiu que a operadora identificasse os “quick wins” (áreas com maior potencial de exploração na menor janela de tempo possível), aumentando assim a assertividade do investimento realizado para a aquisição da faixa.

Adquirente de empresa de infraestrutura

Demanda:
Suporte técnico em decisão estratégica.

Desafio:

Avaliar as informações providas em data room, para análise técnica de potencial ofertante, buscando identificar a aderência ao plano de negócios futuro da empresa adquirente.

Solução:

O CPQD analisou toda a documentação referente à infraestrutura de rede óptica, objeto da oferta, bem como informações do centro de gerência da empresa, identificando potenciais gargalos e/ou obsolescências que pudessem impactar o plano estratégico da empresa compradora.

Resultado:

O suporte do CPQD permitiu que o adquirente decidisse pela aquisição da empresa de forma que reduzisse os riscos associados a operações dessa natureza.

Análise regulatória

Desenvolvimento de metodologias de análise e caracterização, perícia e laudos técnicos.

Exemplo de possíveis atividades:
• Evolução do arcabouço regulatório
• Acompanhamento da qualidade dos serviços de telecomunicações
• Suporte em resolução de questões tributárias e regulatórias
• Revisão de obrigações regulatórias
• Apoio em questões litigiosas

Grande operadora de telecomunicações brasileira

Demanda:
Revisão de obrigações regulatórias.

Desafio:

Demonstrar para órgão regulador que as empresas enquadradas como detentoras de “Poder de Mercado Significativo – PMS”, em determinados mercados e regiões específicas, de fato sofriam concorrência de vários atores.

Solução:

O CPQD desenvolveu uma metodologia e uma ferramenta de apoio para analisar os mercados de interesse em regiões selecionadas, considerando informações públicas disponíveis e coleta de evidências em campo.

Resultado:

A aplicação da metodologia criada pelo CPQD permitiu descaracterizar as prestadoras como detentoras de PMS em grandes áreas de prestação de serviços no mercado-alvo, possibilitando demonstrar que ali de fato se apresentavam várias regiões de grande interesse e competição comercial.

Grande operadora de telecomunicações brasileira

Demanda:
Apoio em resolução de questões tributárias e regulatórias.

Desafio:

Demonstrar que a empresa bilhetou e cobrou seus clientes de maneira aderente ao arcabouço regulatório, respeitando as regras de tributação vigentes.

Solução:

O CPQD realizou a análise documental e regulatória consubstanciada em laudo técnico associado à defesa da prestadora.

Resultado:

A análise e o laudo técnico realizado emitido pelo CPQD auxiliaram o processo de defesa da prestadora com a unidade da federação – demonstrando a prática coerente com o arcabouço regulatório vigente.

Associação de empresas do setor de telecomunicações

Demanda:
Evolução do arcabouço regulatório.

Desafio:

Propor novas formas de avaliar a qualidade dos serviços de telecomunicações prestados.

Solução:

O CPQD desenvolveu duas metodologias com abordagens distintas para a submissão ao órgão regulador como subsídio para a evolução do arcabouço regulatório relativo à qualidade de serviços.

Resultado:

O suporte e as metodologias criadas pelo CPQD foram pautados em premissas divergentes, dando flexibilidade para que o setor se posicionasse com o órgão regulador.

Radiofrequência e interferência

Estudos técnicos e de campo para estimativa de coberturas e análise de interferência entre serviços.

Exemplo de possíveis atividades:
• Aferição de cobertura de serviços de radiodifusão e telecomunicações
• Identificação de interferência entre serviços
• Proposição de ações de mitigação de interferência
• Avaliação de qualidade de serviços de telecomunicações, contemplando
tecnologias de nova geração (5G) em redes pública e privada

EAD – Entidade Administradora da Digitalização

Demanda:
Suporte técnico de especialistas.

Desafio:

Acelerar o processo de limpeza e disponibilização da faixa de frequência de 700 MHz, visando a exploração do Serviço Móvel Pessoal de 4ª Geração.

Solução:

O CPQD realizou a aferição de cobertura de serviços de radiodifusão e telecomunicações, visando a identificação de interferência entre serviços. Além disso, elaborou as proposições de ações necessárias para a mitigação da interferência.

Resultado:

O suporte do CPQD permitiu a redução do time-to-market das prestadoras do SMP, ao antecipar a solicitação ao órgão regulador para a ativação do serviço, utilizando a faixa de 700 MHz e, consequentemente, a exploração comercial desse serviço.

Grande empresa do
setor de mineração

Demanda:
Avaliação de cobertura e proposição de melhorias.

Desafio:

Avaliar a infraestrutura de conectividade em uma das minas exploradas pelo cliente e, com base no uso, propor melhorias.

Solução:

O CPQD identificou os casos de uso presentes na mina e, empregando ferramentas de análise de cobertura, verificou as áreas da mina que poderiam passar por melhorias. Em seguida, traçou um roadmap evolutivo para a eventual substituição tecnológica por parte do cliente.

Resultado:

O resultado deu ao cliente opções para desenvolver sua infraestrutura de conectividade, com possibilidades de adoção de tecnologias mais adequadas aos casos de uso da mineradora.

Grande montadora
do setor automotivo

Demanda:
Estudo sobre conectividade de serviços móveis celulares.

Desafio:

Identificar os melhores parceiros de negócio para a empresa desenvolver sua estratégia de carro conectado.

Solução:

O CPQD mapeou as bandas de frequência utilizadas no Brasil e suas respectivas coberturas por prestadora, correlacionando com os requisitos das aplicações do cliente. Consequentemente, gerou recomendações para a estratégia de conectividade veicular do cliente.

Resultado:

O CPQD analisou diversas bases de dados (próprias e públicas) de cobertura das prestadoras SMP no Brasil e características técnicas, avaliou os requisitos e as funcionalidades necessárias e gerou recomendações estratégicas à conectividade para os veículos.

Projetos de rede sob medida

Projetos de redes de comunicação customizados para a realidade e a necessidade do cliente.

Exemplo de possíveis atividades:
• Projeto de redes para operação de missão crítica
• Projetos de redução de gastos com serviços de terceiros
• Projetos especiais para ambiente críticos e não assistidos
• Projetos de ambientes de experimentação de novas tecnologias

Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Brasil

Demanda:
Suporte técnico de especialistas.

Desafio:

Projeto de evolução e validação da implantação da Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Brasil (Rede ATN) em conformidade com os fóruns de padronização do VolP ATM.

Solução:

O CPQD realizou o projeto e a homologação da implantação da Rede ATN, o projeto básico do Backbone Nacional e o projeto e a implantação do laboratório para validação e qualificação sistêmica.

Resultado:

O suporte do CPQD permitiu assegurar a evolução tecnológica da Rede ATN em conformidade com as necessidades da operação de missão crítica da Aeronáutica e com os fóruns internacionais de padronização (EUROCAE – European Organisation for Civil Aviation Equipment).

Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo

Demanda:
Evolução da Rede INTRAGOV.

Desafio:

Evolução da Rede Multisserviços INTRAGOV (que integra os órgãos públicos do Estado de São Paulo), considerando o crescimento da demanda, a evolução tecnológica e a melhoria dos serviços.

Solução:

O CPQD realizou o planejamento e o projeto básico da rede, a partir do diagnóstico da situação atual e da análise de cenários futuros, para a previsão de demanda a médio e longo prazo. Além disso, garantiu suporte técnico durante o processo de contratação da rede.

Resultado:

O apoio do CPQD proporcionou a redução de custos. A nova geração da Rede INTRAGOV entrou em operação custando 30% menos em relação ao contrato da geração anterior, e ganhou melhorias significativas (anti-DDS e aceleradores de tráfego para satélite).

Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo

Demanda:
Consultoria técnica para criação e acompanhamento para o serviço VolP para o Estado.

Desafio:

Criação e acompanhamento da implantação do serviço de VoIP para todos os órgãos públicos do Estado de São Paulo – considerando a demanda, a evolução tecnológica e os custos.

Solução:

O CPQD realizou o planejamento e o termo de referência – a partir do diagnóstico da situação atual e da análise de cenários futuros de adesão e crescimento de demanda a médio e longo prazo. Além do suporte técnico durante o processo de contratação dos serviços, o CPQD também realizou os testes de aceite e o acompanhamento técnico das implantações.

Resultado:

O apoio do CPQD permitiu a redução de custos em relação às soluções de telefonia tradicionais, com melhorias significativas. Em sua primeira versão, o projeto VoIP do Estado já possui mais de 40 mil ramais em operação.

Grande empresa geradora de energia limpa e sustentável

Demanda:
Integração do Centro de Operações Integra (COI).

Desafio:

Promover a eficiência operacional do Centro de Operações Integrado (COI), por meio do gerenciamento remoto das unidades geradoras – visando reduzir o tempo de resposta e os custos operacionais.

Solução:

O CPQD realizou o planejamento e o projeto, visando garantir as condições ideais para o gerenciamento remoto e disponibilizando uma comunicação confiável e segura, e uma visão sistêmica em tempo real sobre as unidades geradoras da empresa.

Resultado:

O apoio do CPQD permitiu a modernização da operação, a habilitação de novos serviços (monitoramento, telemetria e radiocomunicação digital), e garantiu mais segurança e qualidade nas manobras e atividades de manutenção, contribuindo para o aumento da produtividade e a redução dos custos fixos e operacionais da organização.

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