CPqD

CPQD Reconhecimento de Fala

Viabilize conversas entre pessoas e qualquer sistema através do reconhecimento de fala em tempo real.

Sobre a solução

Para oferecer mais eficiência às aplicações de atendimento automatizado aos clientes, conte com o CPQD Reconhecimento de Fala, um recurso online de extrema precisão que reconhece as falas em português.

Para conseguir uma aproximação real e maior engajamento de usuários, o sistema foi treinado com a fala de milhares de brasileiros, contemplando as mais diferentes regionalizações e os sotaques de todo o Brasil.

 

Benefícios

Ganho de tempo, inclusão e satisfação de clientes

Ganhe eficiência reduzindo o tempo de atendimento com iterações automáticas e intuitivas. Além disso, você promove a inclusão de pessoas com pouco conhecimento em tecnologia ou até mesmo, deficientes visuais.

Aplicações possíveis

Assistente virtual
Dê ouvidos a seu assistente.

Chat automatizado por voz
Integre os meios digitais e ofereça respostas precisas aos clientes.

Interação por voz em URA e direcionamento de chamadas
Facilite e agilize o atendimento de forma eficaz.

Preenchimento por voz de formulários
Mais rapidez e exatidão para obter dados importantes.

Atendimento automático em totens
Comodidade e rapidez no atendimento.

Controlar dispositivos por meio da fala
Liberte as mãos. Você pede, ele obedece.

Construir aplicações de ditado de mensagens
A solução para quem precisa encaminhar altos volumes de mensagens.

Integrar fala em aplicativos móveis
Implemente uma solução que irá poupar tempo dos seus usuários.

Funcionalidades

Precisão e robustez em qualquer ambiente

Seja em uma sala isolada ou um ambiente com várias interferências sonoras, o sistema é preciso. Não é necessário processamento prévio do sinal nem cancelamento de ruído.

Além disso, o motor de reconhecimento de fala utiliza algoritmos avançados de rede neural de aprendizado profundo (deep learning) que reconhece a fala contida nos áudios das aplicações com precisão.

Tecnologia baseada em Machine Learning para analisar dados complexos e fornecer resultados mais rápidos e precisos.

Integração flexível e com suporte

O CPQD Reconhecimento de Fala integra facilmente em qualquer aplicação ou dispositivo pela interface HTTP REST, MRCP V1 e V2 ou Websocket.

Além disso, o CPQD disponibiliza o SDK (devkit) para desenvolvimento de software nas linguagens C++ e Java.

Diferentes cenários de uso e processamento eficiente

O produto reconhece a fala livre, para cenários genéricos e sem necessidade de criação de regras sintáxicas e a fala no modo gramatical, em que as gramáticas são escritas no padrão SRGS/SISR como forma de customização para um determinado contexto de uso.

Quando o sistema reconhece algo que não é fala, automaticamente ele remove o silêncio inicial e final do áudio. O resultado é maior aproveitamento do processamento.

O sistema processa o áudio na medida em que é recebido e retorna resultados parciais enquanto a fala é reconhecida. Além do reconhecimento online, o sistema retorna o texto a partir do reconhecimento de áudio pré-gravado no formato PCM linear, com taxa de amostragem de 8 kHz ou 16 kHz.

Serviços Profissionais

Tuning de Aplicação

Elaboração de Gramática

Agende sua conversa

Nossos responsáveis técnicos estão sempre disponíveis e abertos a descobrir como tornar sua empresa ainda melhor!

Agendar uma conversa

Conte com a gente!






Plano de Contingência Coronavírus (Covid-19)

Mediante o cenário que estamos acompanhando e vivenciando sobre a transmissão e evolução dos casos registrados do novo Coronavírus (COVID-19) e considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Serviço de Saúde do CPQD, informamos que adotamos as seguintes medidas para a preservação da saúde e bem-estar de nossos colaboradores, familiares, clientes, parceiros e fornecedores e para a continuidade de nossos negócios:

  • Regime de home office para todas as equipes, mantendo o trabalho presencial somente em atividades estritamente necessárias, como serviços de laboratórios, em esquema de revezamento;
  • Suspensão de viagens nacionais e internacionais;
  • Cancelamento de visitas e reuniões presenciais. As reuniões deverão ser realizadas somente por telefone, hangout, videoconferência ou outra ferramenta de comunicação;
  • Cancelamento de participação em eventos externos (treinamentos, feiras, convenções, etc);
  • Cancelamento de eventos internos.

Nossos colaboradores estão orientados a seguir as políticas e protocolos determinados pelos clientes em relação às práticas no local de trabalho quando estão em suas instalações.

Essas medidas adotadas possuem tempo indeterminado e poderão ser alteradas de acordo com o panorama dos acontecimentos e as próximas recomendações da Organização Mundial da Saúde. Uma equipe executiva está responsável por analisar regularmente as orientações e recomendações oficiais para garantir que estamos cientes e aderimos às melhores práticas para lidar com esta pandemia.

Estamos aptos a utilizar um conjunto completo de recursos e plataformas virtuais para garantir a continuidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Nossa equipe Comercial e Técnica segue à disposição e todos os pontos de contato permanecem os mesmos. As atividades continuam a ser desenvolvidas normalmente e todos podem ser acessados conforme habitualmente por telefone, e-mail, hangout ou outra ferramenta de comunicação.

Continuamos comprometidos com os nossos clientes e parceiros e trabalhando com muito afinco e seriedade com o objetivo de garantirmos a qualidade dos serviços e os prazos de entrega sem causar impactos nos resultados.

Esperamos que sua organização esteja adotando medidas semelhantes para garantir a continuidade de seus negócios e para minimizar as consequências dos efeitos adversos desta pandemia.

Estamos à disposição para conversar sobre como podemos, neste cenário, trabalhar juntos de forma cada vez mais eficaz. Se tiver alguma dúvida ou quiser discutir nosso plano de continuidade com mais detalhes, não hesite em entrar em contato conosco.

Juntos vamos superar mais esse desafio!

Sebastião Sahão Júnior
Presidente do CPQD

ForAgri 2019

Em outubro deste ano, o CPQD hospedou o evento ForAgri, que visa a promoção do empreendedorismo e da inovação em Tecnologias da Informação e Comunicação para o agronegócio brasileiro.

O evento contou com três trilhas: Inovação, Tecnologia e Plataformas dojot e IA. Na trilha das plataformas, a líder técnica Graziella Bonadia apresentou uma visão geral da plataforma IA para o agronegócio. Também explorou o ciclo de desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina com utilização das tarefas de IA voltadas para automatizar a modelagem de problemas de classificação e regressão comuns ao agronegócio. Além disso, o líder técnico Rafael Scaraficci fez uma introdução à plataforma dojot com exploração do potencial de sinergia entre as duas plataformas.

Após essa exposição de conceitos, deu-se início a um treinamento (hands on) da versão inicial de teste da PlatIAgro. Neste momento, os participantes receberam um link com dados históricos de 3 problemas fictícios relacionados ao agronegócio. A tarefa era criar um modelo de predição utilizando técnicas de machine learning disponibilizados pela plataforma. Um desses problemas demonstrava a sinergia entre a plataforma de IA e IoT (dojot), com a implantação do modelo construído na PlatIAgro em um dispositivo gerenciado pela dojot.

Neste treinamento, os participantes puderam comparar diversos modelos e implantar aquele que trouxe melhor resultado para cada um dos três problemas. O modelo escolhido pôde ser implantado em uma aplicação desenvolvida previamente e seu funcionamento foi observado em tempo real.

20º WRNP

O 20º WRNP, ocorrido nos dias 6 e 7 de maio de 2019, contou com uma apresentação geral da PlatIAgro pela líder técnica do projeto Graziella Cardoso Bonadia. Essa foi a primeira exposição dos resultados do projeto, inclusive com a disponibilização de uma aplicação de demonstração criada com o uso dos componentes da plataforma.

Essa aplicação de demonstração foi apresentada aos participantes do evento na ala de exposição pela Graziella C. Bonadia e o colaborador Marcelo Ribeiro, então arquiteto da plataforma. O WRNP é um evento anual que acontece junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

TDC 2019

Na trilha Inteligência Artificial do The Developer’s Conference (TDC), um dos principais encontros da comunidade de desenvolvimento de software do país (16-20 de julho de 2019, São Paulo), Guilherme Folego, líder da plataforma tecnológica de Computação Cognitiva no CPQD, fez uma apresentação sobre o tema Visão Computacional no Agronegócio, na qual falou sobre desafios, tecnologias, oportunidades e aplicações. “Já existem tecnologias de visão computacional aplicadas a alguns cenários do agronegócio, em ambiente controlado”, observou Folego.

“O desafio é levá-las para o mundo real, com escala, e dispor de bases de dados anotadas e confiáveis, para a geração de algoritmos”, explicou. Folego enfatizou ainda que, para isso, é importante o apoio de um ecossistema nessa área, envolvendo produtores rurais, universidades, instituições de pesquisa e também empresas que desenvolvem soluções para o agronegócio.