CPqD

Internet das Coisas
(IoT)

Promove uma atuação mais ágil e inteligente, criando novas formas de gerar valor ao negócio.

Gerando valor a partir do entrelaçamento do mundo físico com o digital

IoT não é uma tecnologia, mas uma solução que pode compor várias camadas tecnológicas, como dispositivos e sensores, conectividade, plataforma na nuvem (Middleware IoT, Analytics e Monetização) e a aplicação, todas levando em conta aspectos de segurança, visando resolver um problema real e promover novas perspectivas de valor:

VISIBILIDADE
Conectar e Monitorar

Os dispositivos conectados e autônomos geram dados simples do ambiente, dos ativos e dos processos.

AGILIDADE
Controlar e Atuar

Os dados coletados permitem o gerenciamento online do perfil de uso de um produto, do desempenho e rastreabilidade de um ativo e da eficiência do processo.

INTELIGÊNCIA
Prever e Adaptar

Os dados são combinados em tempo real com dados de outras origens e formatos, visando subsidiar as análises preditivas e prescritivas.

TRANSFORMAÇÃO
Novas fontes de valor

O histórico de dados são utilizados no processo de inovação para gerar insights visando novos patamares de eficiência e novos modelos de geração de valor para a organização.

Como o CPQD pode ajudar

O CPQD pode atuar do início ao fim da jornada de transformação de clientes e parceiros. Neste caso, apoiando desde a definição do plano de adoção de novas tecnologias (IoT, IA e Blockchain), até o desenvolvimento de projetos de inovação sob medida, os quais visam acelerar a transformação e promover novos patamares de eficiência, novas experiências ou novos modelos de negócio.

Plano de Adoção de Internet das Coisas

O plano de adoção de IoT é resultado da interação e cocriação com o time do cliente, onde são aplicadas metodologias de design thinking e de desenvolvimento ágil, de modo que o cliente tenha uma visão completa de sua jornada de inovação, mas avance de forma gradual e com segurança, reduzindo as incertezas para escalar sua solução. Este processo é realizado em etapas, sendo as 3 primeiras executadas no contexto de uma atividade consultiva de cocriação e colaboração, cujo resultado é insumo para a etapa de desenvolvimento sob medida.

Mergulhar na realidade do cliente, identificando os desafios e as oportunidades que nortearão o desafio de design e as respectivas premissas a serem consideradas

Construir as hipóteses com base no cenário identificado e nas necessidades do público-alvo, prototipando a solução e testando rapidamente as hipóteses, visando a definição do MVP (Minimum Viable Product)

Implementar, testar e refinar o MVP (Minimum Viable Product) da solução, visando alcançar confiabilidade para escalar

Implementar de forma ágil e em maior escala a solução final, a partir de um projeto de inovação sob medida, o qual deve ser orientado, quando aplicável, pelo roadmap de desenvolvimento

Desenvolvimento de Soluções Sob Medida

Atuamos em todas as camadas de uma aplicação IoT, assegurando os aspectos de segurança requerido e, quando aplicável, articulamos com o ecossistema, colocando empreendedores e indústria em contato para alinhar interesses e promover parcerias.

Sensores, produtos
e dispositivos

Agregando novas capacidades de comunicação, eficiência, desempenho e inteligência

Conectividade

Desenvolvendo soluções sob medida para o cenário da aplicação

Aplicações IoT

Agilizando a criação de aplicações IoT com a integração de dados de diferentes origens e formatos

Plataformas (IoT, Analytics e monetização)

Cortando caminhos para a experimentação e análise da operação e da modelagem do negócio

Artigos

• A cidade como plataforma digital: um caminho para mudar a
realidade dos municípios brasileiros

• A plataforma dojot e os 10 princípios da “cidade como
plataforma”

• IoT habilitando novas formas de gerar valor no setor elétrico

• IoT na indústria brasileira: a revolução está apenas começando

• Digital Twin: a virtualização como driver de transformação da indústria

• Sistemas embarcados: a chave para a inteligência das coisas

IoT com foco nas necessidades brasileiras

A dojot é uma plataforma brasileira que surgiu com uma proposta open source, para facilitar o desenvolvimento de soluções e o ecossistema de IoT com conteúdo voltado às necessidades nacionais, assumindo um papel habilitador com:

APIs abertas tornando o acesso fácil das aplicações aos recursos da plataforma;

Armazenamento de grandes volumes de dados em diferentes formatos;

Conexão e coleta de dados de dispositivos;

Construção de fluxos de dados e regras de forma visual, permitindo a rápida prototipação e validação de cenários de aplicações IoT;

Processamento de eventos em tempo real aplicando regras definidas pelo desenvolvedor.

Agende sua conversa

Nossos responsáveis técnicos estão sempre disponíveis e abertos a descobrir como tornar sua empresa ainda melhor!

Agendar uma conversa

Conte com a gente!






Plano de Contingência Coronavírus (Covid-19)

Mediante o cenário que estamos acompanhando e vivenciando sobre a transmissão e evolução dos casos registrados do novo Coronavírus (COVID-19) e considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Serviço de Saúde do CPQD, informamos que adotamos as seguintes medidas para a preservação da saúde e bem-estar de nossos colaboradores, familiares, clientes, parceiros e fornecedores e para a continuidade de nossos negócios:

  • Regime de home office para todas as equipes, mantendo o trabalho presencial somente em atividades estritamente necessárias, como serviços de laboratórios, em esquema de revezamento;
  • Suspensão de viagens nacionais e internacionais;
  • Cancelamento de visitas e reuniões presenciais. As reuniões deverão ser realizadas somente por telefone, hangout, videoconferência ou outra ferramenta de comunicação;
  • Cancelamento de participação em eventos externos (treinamentos, feiras, convenções, etc);
  • Cancelamento de eventos internos.

Nossos colaboradores estão orientados a seguir as políticas e protocolos determinados pelos clientes em relação às práticas no local de trabalho quando estão em suas instalações.

Essas medidas adotadas possuem tempo indeterminado e poderão ser alteradas de acordo com o panorama dos acontecimentos e as próximas recomendações da Organização Mundial da Saúde. Uma equipe executiva está responsável por analisar regularmente as orientações e recomendações oficiais para garantir que estamos cientes e aderimos às melhores práticas para lidar com esta pandemia.

Estamos aptos a utilizar um conjunto completo de recursos e plataformas virtuais para garantir a continuidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Nossa equipe Comercial e Técnica segue à disposição e todos os pontos de contato permanecem os mesmos. As atividades continuam a ser desenvolvidas normalmente e todos podem ser acessados conforme habitualmente por telefone, e-mail, hangout ou outra ferramenta de comunicação.

Continuamos comprometidos com os nossos clientes e parceiros e trabalhando com muito afinco e seriedade com o objetivo de garantirmos a qualidade dos serviços e os prazos de entrega sem causar impactos nos resultados.

Esperamos que sua organização esteja adotando medidas semelhantes para garantir a continuidade de seus negócios e para minimizar as consequências dos efeitos adversos desta pandemia.

Estamos à disposição para conversar sobre como podemos, neste cenário, trabalhar juntos de forma cada vez mais eficaz. Se tiver alguma dúvida ou quiser discutir nosso plano de continuidade com mais detalhes, não hesite em entrar em contato conosco.

Juntos vamos superar mais esse desafio!

Sebastião Sahão Júnior
Presidente do CPQD