CPqD

Internet das Coisas (IoT)

Agilize a geração de valor a partir da integração entre os mundos físico e digital.

IoT não é uma tecnologia, mas uma solução que visa à resolução de um problema real a partir de uma aplicação que pode compor várias camadas tecnológicas, à promoção de novos patamares de eficiência, além de possibilitar novas experiências aos clientes ou habilitar novos modelos de negócio e fontes de receita.

Como o CPQD

Como o CPQD pode ajudar?

O CPQD está preparado para apoiar clientes e parceiros do início ao fim da jornada de inovação. Assim sendo, apoiando desde a definição do plano de Internet das Coisas (análise do cenário da aplicação e design tecnológico da solução) até o desenvolvimento da solução sob medida.

Consultoria – Internet das Coisas

O objetivo é apoiar empresas de diferentes setores no planejamento da adoção de Internet das Coisas, aplicando técnicas de interação e cocriação com o time do cliente, de modo a obter uma visão única e completa sobre a solução requerida.

Esse processo, realizado em etapas, também pode ir além da consultoria e avançar para o desenvolvimento sob medida da solução, caso seja do interesse do cliente. As quatro etapas que contemplam a jornada de inovação em IoT são:

Identifique

Mergulhar na realidade do cliente, identificando os desafios e as oportunidades que nortearão o desafio de design e as respectivas premissas a serem consideradas

Descubra

Construir as hipóteses com base no cenário identificado e nas necessidades do público-alvo, prototipando a solução e testando rapidamente as hipóteses, visando à definição do MVP (Minimum Viable Product)

Valide

Implementar, testar e refinar o MVP (Minimum Viable Product) da solução, visando alcançar confiabilidade para escalar

Transforme

Implementar de forma ágil e em maior escala a solução final, a partir de um projeto de inovação sob medida, o qual deve ser orientado, quando aplicável, pelo roadmap de desenvolvimento

Desenvolvimento de Soluções
Sob Medida

Atuamos em todas as camadas de uma aplicação IoT (hardware e software), assegurando os aspectos relacionados à segurança e, quando aplicável, articulamos com o ecossistema, colocando empreendedores e indústrias em contato para alinhar interesses e promover parcerias. Vale destacar que, sendo o CPQD uma Unidade EMBRAPII, o projeto de desenvolvimento pode ter apoio de recursos não reembolsáveis que cobrem 1/3 do seu custo.

Sensores, produtos
e dispositivos

Agregamos novas capacidades de comunicação, eficiência, desempenho e inteligência

Conectividade

Desenvolvemos soluções sob medida para o cenário da aplicação

Plataformas
(IoT, Analytics e monetização)

Promovemos a rápida experimentação e análise da operação e da modelagem
do negócio.

Aplicações IoT

Agilizamos a criação de aplicações IoT com a integração de dados de diferentes origens e formatos

Artigos

A cidade como plataforma digital: um caminho para mudar a realidade dos municípios brasileiros

A plataforma dojot e os: 10 princípios da “cidade como plataforma

IoT habilitando novas formas de gerar valor no setor elétrico

Uma plataforma IoT brasileira

A dojot é uma plataforma brasileira que surgiu com uma proposta open source, para facilitar o desenvolvimento de soluções e o ecossistema de IoT com conteúdo voltado às necessidades nacionais, assumindo um papel habilitador com:

APIs abertas tornando o acesso fácil das aplicações aos recursos da plataforma;

Armazenamento de grandes volumes de dados em diferentes formatos;

Conexão e coleta de dados de dispositivos;

Construção de fluxos de dados e regras de forma visual, permitindo a rápida prototipação e validação de cenários de aplicações IoT;

Processamento de eventos em tempo real aplicando regras definidas pelo desenvolvedor.

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Plano de Contingência Coronavírus (Covid-19)

Mediante o cenário que estamos acompanhando e vivenciando sobre a transmissão e evolução dos casos registrados do novo Coronavírus (COVID-19) e considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Serviço de Saúde do CPQD, informamos que adotamos as seguintes medidas para a preservação da saúde e bem-estar de nossos colaboradores, familiares, clientes, parceiros e fornecedores e para a continuidade de nossos negócios:

  • Regime de home office para todas as equipes, mantendo o trabalho presencial somente em atividades estritamente necessárias, como serviços de laboratórios, em esquema de revezamento;
  • Suspensão de viagens nacionais e internacionais;
  • Cancelamento de visitas e reuniões presenciais. As reuniões deverão ser realizadas somente por telefone, hangout, videoconferência ou outra ferramenta de comunicação;
  • Cancelamento de participação em eventos externos (treinamentos, feiras, convenções, etc);
  • Cancelamento de eventos internos.

Nossos colaboradores estão orientados a seguir as políticas e protocolos determinados pelos clientes em relação às práticas no local de trabalho quando estão em suas instalações.

Essas medidas adotadas possuem tempo indeterminado e poderão ser alteradas de acordo com o panorama dos acontecimentos e as próximas recomendações da Organização Mundial da Saúde. Uma equipe executiva está responsável por analisar regularmente as orientações e recomendações oficiais para garantir que estamos cientes e aderimos às melhores práticas para lidar com esta pandemia.

Estamos aptos a utilizar um conjunto completo de recursos e plataformas virtuais para garantir a continuidade dos serviços prestados aos nossos clientes. Nossa equipe Comercial e Técnica segue à disposição e todos os pontos de contato permanecem os mesmos. As atividades continuam a ser desenvolvidas normalmente e todos podem ser acessados conforme habitualmente por telefone, e-mail, hangout ou outra ferramenta de comunicação.

Continuamos comprometidos com os nossos clientes e parceiros e trabalhando com muito afinco e seriedade com o objetivo de garantirmos a qualidade dos serviços e os prazos de entrega sem causar impactos nos resultados.

Esperamos que sua organização esteja adotando medidas semelhantes para garantir a continuidade de seus negócios e para minimizar as consequências dos efeitos adversos desta pandemia.

Estamos à disposição para conversar sobre como podemos, neste cenário, trabalhar juntos de forma cada vez mais eficaz. Se tiver alguma dúvida ou quiser discutir nosso plano de continuidade com mais detalhes, não hesite em entrar em contato conosco.

Juntos vamos superar mais esse desafio!

Sebastião Sahão Júnior
Presidente do CPQD

21ª edição do WRNP

O 21º WRNP, ocorrido na modalidade online, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2020, contou com uma demonstração da Plataforma de IA para o Agronegócio (PlatIAgro) pelo arquiteto do projeto, Fábio Beranizo F. Lopes.

Foram apresentados os motivadores para o projeto e a demonstração de como utilizar as funcionalidades da PlatIAgro, tais como:
• Construção de fluxo de tarefas para treinamento de modelos
• Comparação de resultados dos modelos
• Implantação dos fluxos de tarefas com os modelos treinados
• Demonstração de um modelo em funcionamento por meio de um dashboard que exibe a probabilidade de falha em máquinas agrícolas.

O WRNP é um evento anual que acontece junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC).

Parceria com a WestRock

No início de 2020, CPQD e WestRock assinaram parceria para uso de componentes da Plataforma de Inteligência Artificial para o Agronegócio (PlatIAgro), visando a geração de modelo de machine learning para estimar a melhor data para a próxima manutenção de máquinas carregadeiras utilizadas em sua cadeia produtiva.

O papel desempenhado pelos componentes da PlatIAgro incluía não somente o processamento de dados das máquinas para a geração do modelo mas, também, a implantação e atualização do modelo executado a cada nova captura de dados.

Uma aplicação foi também desenvolvida visando o envio de informações consolidadas para a PlatIAgro, a qual executa o modelo e devolve para a aplicação a quantidade de horas até a próxima manutenção, habilitando a apresentação em um calendário de manutenção das máquinas.

Parceria com a Fundação ABC

A Fundação ABC é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que realiza pesquisa aplicada para desenvolver e adaptar novas tecnologias, com o objetivo de promover soluções tecnológicas para o agronegócio aos mais de 5 mil produtores rurais filiados. Ao longo de 2020, foi firmada uma parceria entre o CPQD e a Fundação ABC com o objetivo de utilizar a Plataforma de IA para o Agronegócio, para estimar a quantidade de grãos de milho em uma amostra de espiga. Mais especificamente, a ideia foi realizar essa estimativa a partir de uma foto de uma espiga.

Dessa forma, considerando o conjunto de imagens fornecidas pela Fundação ABC, foram iniciados os primeiros desenvolvimentos em relação à aplicação de predição de número de grãos na espiga do milho. A partir de então, o projeto consistiu em utilizar técnicas de processamento digital de imagens (PDI) e aprendizado profundo com redes convolucionais (deep learning) para atingir esse objetivo.

Todo o pipeline de treinamento do modelo e de inferência foi disponibilizado na PlatIAgro e, a partir do módulo de implantação, a Fundação ABC já poderá conectar sua aplicação para conseguir ter as estimativas da quantidade de grãos a partir de uma foto da espiga.