Ambiente com solução Open RAN completa é destaque do CPQD em eventos de tecnologia e inovação
Demonstrações de ambiente fim a fim de uma rede de acesso por rádio aberta aconteceram no Deep Tech Summit e no Futurecom 2025
Um ambiente de rede de acesso por rádio aberta (Open RAN), fim a fim, foi o grande destaque da participação do CPQD em dois eventos importantes na área de tecnologia e inovação realizados recentemente em São Paulo: o Deep Tech Summit 2025 e o Futurecom 2025.
No Deep Tech Summit, que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro no Centro de Inovação da USP (Inova USP), o CPQD marcou presença no estande da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), como gestor do Centro de Competência em Open RAN. Em seu estande no evento, a Embrapii apresentou o modelo inédito de seus Centros de Competência e abriu espaço para demonstrações de tecnologias e projetos inovadores, desenvolvidos a partir de pesquisas de ponta em áreas consideradas estratégicas.
O Centro de Competência Embrapii-CPQD em Open RAN demonstrou um ambiente fim a fim baseado nessa tecnologia, com solução completa sendo executada em equipamentos abertos de fornecedores distintos – um servidor de mercado somado a uma unidade de rádio (radio unit) 5G indoor, além do CPE. “Esse conjunto permite levantar uma rede 5G stand alone com capacidade de tráfego superior a 1Gbps e de conexão de múltiplos terminais, tanto smartphones como dispositivos IoT, habilitando conectividade massiva e abrindo possibilidade de otimização da rede com o controlador inteligente de RAN”, afirma Eduardo Melão, coordenador de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Comunicação sem Fio do CPQD.
Essa demonstração prática do ambiente Open RAN foi destaque também no Futurecom 2025, um dos principais eventos de conectividade e inovação da América Latina, que se realizou entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. Nesse caso, a apresentação foi feita no estande do Programa OpenRAN@Brasil, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e que vem sendo conduzido pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) em parceria com o CPQD.