Fale com o CPQD
2 de junho de 2023

Carteira digital SOU iD do CPQD é uma das ferramentas usadas em projeto envolvendo o real digital

Participação no LIFT Challenge Real Digital reforçou parceria da organização com a ClearSale, que também integrou o consórcio responsável pelo desenvolvimento do projeto

Mostrar que é viável e seguro realizar transações de compra e venda de ativos digitais (tokens) em rede pública de blockchain usando uma representação do Real Digital. Essa foi a proposta do projeto desenvolvido pelo consórcio formado pelo Mercado Bitcoin, ClearSale, CPQD, Stellar Foundation e Cheesecake Labs, no LIFT Challenge Real Digital – edição especial do LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas) que teve como objetivo avaliar casos de uso de uma moeda digital emitida pelo Banco Central (BC).

Realizado no decorrer do ano passado, o LIFT Challenge Real Digital avaliou diversos tipos de aplicações – entre elas, entrega contra pagamento (DvP), pagamento contra pagamento (PvP), Internet das Coisas e finanças descentralizadas (DeFi) – visando identificar as principais características da infraestrutura necessária para dar suporte ao uso do Real Digital. A proposta do consórcio integrado pelo CPQD foi uma das nove selecionadas para desenvolvimento – do total de 47 projetos apresentados por empresas de vários países – e teve como foco um caso de uso de DvP de ativos digitais em redes públicas.

“Para apoiar e facilitar a jornada do usuário final e garantir camadas de segurança e informação necessárias para as transações, foi criado um protótipo funcional – com aplicativo móvel de carteira digital e infraestrutura para emissão e liquidação dos tokens – que foca na liquidação de operações de negociação (trading) de ativos digitais emitidos em rede pública (Stellar) e na entrega do ativo digital contra pagamento (DvP)”, explica o artigo sobre o projeto produzido pelo consórcio. “O processo inclui todas as etapas de cadastro e verificação de informações fornecidas para abertura da conta digital, usando ferramentas avançadas de validação e gestão de identidade dos usuários, como mecanismos antifraude e identidade digital descentralizada”, acrescenta o texto – que está disponível na edição de abril da Revista do LIFT, pelo link 

Nas etapas de cadastro, validação da identidade do usuário e emissão de credenciais digitais foram utilizadas as ferramentas DataTrust, da ClearSale, e SOU iD, do CPQD. O DataTrust é uma plataforma de onboarding digital completa e flexível, com recursos de prevenção a fraudes. Já o SOU iD é uma carteira digital para dispositivos móveis (Android e iOS) em que o usuário pode armazenar múltiplas credenciais emitidas por empresas e entidades diferentes.

O projeto no LIFT Challenge Real Digital reforçou a parceria entre o CPQD e a ClearSale, que oferecem uma solução completa na área de identidade digital descentralizada. “Trata-se de um conceito novo que torna mais robusto o processo de autenticação de usuários em ambientes digitais, viabilizando várias aplicações em áreas que necessitam desse requisito”, afirma Marcelo Queiroz, head de estratégia de mercado da ClearSale.
Compartilhe
esta notícia:
vlibras