Celebração dos 49 anos do CPQD reúne colaboradores e convidados em um encontro de gerações
Aniversário foi comemorado no dia 29 de agosto, em evento que relembrou fatos marcantes e discutiu o futuro da organização
“Para nós, o futuro é logo ali. E se nem o espaço é o limite, até onde podemos chegar?”. Com essa reflexão, o CPQD iniciou a celebração de 49 anos de história, em um encontro emocionante realizado na sexta-feira, 29 de agosto, que reuniu colaboradores, ex-colaboradores e convidados especiais – entre eles, a secretária executiva do Ministério das Comunicações (MCom) Sônia Faustino Mendes.
Com o tema “Luz, Câmera, Inovação” e condução de Rafael Cortez como Mestre de Cerimônias, a comemoração começou com uma sessão de cinema, com direito a pipoca, que lembrou algumas das inúmeras inovações e soluções tecnológicas desenvolvidas na organização ao longo de sua trajetória, traçando um paralelo com clássicos do cinema e da TV (como Star Wars e Os Jetsons, por exemplo). O vídeo destacou o papel visionário desempenhado pelo CPQD no decorrer de seus 49 anos transformando o futuro – e o que antes era considerado ficção – em realidade.
A programação também incluiu espaço para a troca de experiências entre diferentes gerações de colaboradores e convidados, que participaram das discussões no painel “Cocriando o CPQD há 49 anos”. Mediado pela diretora executiva de Gestão Corporativa, Raquel Pieroni, o painel foi dividido em quatro takes, que abordaram questões como os desafios, decisões estratégicas e lições aprendidas durante a trajetória da organização, o processo de transformação cultural, o papel do CPQD na transformação digital da sociedade e as oportunidades e visão de futuro.
Ao falar sobre desafios, o presidente Sebastião Sahão Junior destacou o momento da privatização das telecomunicações no Brasil, que determinou o reposicionamento do CPQD. “De um centro de pesquisa e desenvolvimento passamos a uma organização voltada ao mercado de TICs, em um cenário novo marcado pela competição”, lembrou. “Para enfrentar esse desafio, apostamos no trabalho de transformação cultural, no fortalecimento da liderança e no planejamento estratégico”, acrescentou.
O ex-presidente Hélio Graciosa e o ex-Vice-presidente de Tecnologia, Edvaldo Paro, convidados especiais do evento, destacaram outra decisão estratégica relevante para a história de sucesso do CPQD: a aposta na inovação, com o olhar sempre voltado para o futuro. Já a secretária executiva do MCom ressaltou outro diferencial importante da organização: o olhar humano, voltado para a sociedade, o mercado e a sustentabilidade. “Com esse olhar diferenciado, o CPQD é o guardião da soberania digital do Brasil”, afirmou Sônia.
Durante o dia, os colaboradores, ex-colaboradores e convidados puderam interagir, visitar os espaços da organização onde a inovação acontece, além de compartilhar histórias no quadro “Por Trás do Crachá”. A celebração foi encerrada com um spoiler sobre o próximo grande marco dessa trajetória: os 50 anos do CPQD. A contagem regressiva já começou!