Fale com o CPQD
15 de março de 2024

Centro de Competência Embrapii em Open RAN contará com novos recursos para projetos

Acordo firmado com a Embrapii viabilizará a aplicação de recursos da FAPESP em projetos do Centro de Competência, que tem o CPQD como gestor

Rosa Sposito/Pimenta comunicação

O Centro de Competência Embrapii em Open RAN (Open Radio Access Networks), instalado no CPQD, contará com recursos adicionais para o desenvolvimento de projetos nessa área de fronteira tecnológica importante para o Brasil. Os novos recursos serão oriundos do Acordo de Cooperação Técnica entre a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, assinado no dia 21/02, e serão aplicados ao longo de 42 meses.

A assinatura do acordo ocorreu durante o 1.º Roadshow Centros de Competência da Embrapii, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo. A solenidade contou com as presenças de Chico Saboya, presidente da Embrapii, Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, de representantes dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Saúde e, ainda, de entidades como a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) e P&D Brasil, entre outras.

Gustavo Correa Lima, gerente de Soluções de Conectividade do CPQD, apresentou o Centro de Competência em Open RAN que, pela parceria anunciada no evento, receberá da FAPESP um aporte de R$ 60 milhões para projetos desenvolvidos nessa área. Esses recursos irão somar-se ao aporte da Embrapii no Centro de Competência, previsto em R$ 60 milhões – provenientes do Programa Prioritário PPI IoT/Manufatura 4.0 -, no período de 3 anos e meio. “Os recursos adicionais viabilizarão a execução de projetos complementares envolvendo tecnologia Open RAN, que serão submetidos à aprovação da FAPESP e desenvolvidos de acordo com as modalidades de fomento dessa fundação”, explica Paulo Curado, diretor de Inovação e Empreendedorismo do CPQD.

O CPQD foi selecionado em maio do ano passado como gestor do Centro de Competência Embrapii em Open RAN, área em que vem atuando desde 2018. O foco desse Centro é o desenvolvimento de tecnologias abertas para a infraestrutura de redes de telecomunicações, reduzindo a dependência de soluções proprietárias – e de poucos fornecedores. “A intenção é permitir a combinação de soluções tecnológicas, independentemente do fornecedor, a partir de especificações abertas. Isso abrirá caminho para o surgimento de novas empresas no segmento e permitirá que as operadoras de redes utilizem soluções e componentes de fornecedores distintos”, enfatiza Gustavo Corrêa Lima.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras