CPQD adere a programa voltado à capacitação profissional e emprego de jovens de Campinas

Promover a inclusão social por meio da educação e do emprego. Esse é o objetivo do programa de instrução para Desenvolvedor Java Júnior, criado pela Associação Generation Brasil em colaboração com a Fundação Bradesco – e que acaba de ganhar a adesão do CPQD. Destinado a jovens em situação de vulnerabilidade, o programa vem sendo o foco de uma prova de conceito realizada em Campinas, envolvendo 31 alunos na faixa etária de 18 a 30 anos.

A intenção é testar em pequena escala esse tipo de programa de instrução, que faz parte de uma iniciativa mais ampla – o Programa de Capacitação e Empregabilidade de Jovens – mantida pela Generation Brasil em parceria com a Fundação Bradesco. Com a adesão à prova de conceito, o CPQD torna-se uma das organizações dispostas a contratar os jovens capacitados profissionalmente no programa Desenvolvedor Java Júnior.

Em formato bootcamp, o curso tem duração de 12 semanas – o encerramento está previsto para fevereiro – e foco no desenvolvimento de habilidades técnicas, comportamentais e de mentalidade dos alunos. A metodologia Generation já vem sendo implementada pela associação (que não tem fins lucrativos) em 14 países do mundo, em parceria com diversas organizações, instituições de treinamento, públicas e privadas, e empresas que se propõem a empregar os jovens capacitados.

Após o término da prova de conceito, os jovens de Campinas capacitados no programa serão apresentados em um evento ao CPQD – e outros potenciais empregadores da região.