Fale com o CPQD
6 de março de 2023

CPQD alcança e supera as metas de P&D

Na vanguarda do conhecimento, a organização auxilia o progresso e bem-estar da sociedade

Por: Júlia Santos Sahão

O CPQD atingiu todas as metas para os indicadores de P&D, os quais também atendem aos requisitos de desenvolvimento dos projetos com fontes de recurso EMBRAPII, ANEEL, FINEP, FUNTTEL, RNP e ANP. Em 2022, além de realizar os 24 Depósitos de Patentes propostos, para os outros três indicadores, o CPQD superou a meta prevista, com 110 Registros de Software, 80 Publicações e 101 Alinhamentos à Padronização.

Durante todo o desenvolvimento dos projetos, as regras específicas para Propriedade Intelectual, os contratos, processos internos e de parceiros foram respeitados. Além disso, o uso estratégico de Propriedade Intelectual permitiu a rápida entrada das soluções desenvolvidas pelo CPQD no mercado através de processos de transferência mais eficientes e ágeis. Consequentemente, as metas para os indicadores foram atingidas antes do período previsto e estipulado pelo planejamento do ano anterior.

Segundo Paulo Curado, diretor de Inovação e Empreendedorismo (DI9), estes resultados demonstram a originalidade do trabalho do CPQD, o qual protagoniza o pioneirismo tecnológico em áreas estratégicas para o país, como Inteligência Artificial, Conectividade, 5G, Cyber Segurança, Blockchain e Internet das Coisas. “É uma grande contribuição para o crescimento do conhecimento da sociedade e de todo o ecossistema de inovação. Isso está diretamente ligado à nossa missão de auxiliar o progresso, bem-estar e riqueza da nossa sociedade”, ressalta.

Entre os bons resultados, pelo segundo ano consecutivo, o Projeto TERANET2 se destacou com seis patentes, 15 publicações e sete registros de software. Outro projeto relevante para o ano de 2022 foi o TECSEG, que obteve cinco patentes, oito publicações e um registro de software.

De acordo com o diretor, a atuação colaborativa, bem como o engajamento dos times do CPQD e das equipes de instituições, entidades e clientes parceiros foram fundamentais para o alcance das metas. “Temos mais de 40 instituições que foram nossas parceiras nas publicações. Metade destas encontram-se no mais alto nível de classificação do CNPq. Além disso, no Registro de Software, desde 2000 e com exceção de dois únicos anos, o CPQD é o primeiro colocado. Estamos na vanguarda do conhecimento”, afirma Curado.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras