Energia-Fotovoltaica

CPQD amplia escopo dos ensaios em componentes de sistemas fotovoltaicos exigidos pelo INMETRO

A geração de eletricidade limpa, renovável e sustentável – sem emissões de gases do efeito estufa, sem resíduos e sem dependência de recursos hídricos – é um dos benefícios que vem incentivando os investimentos em energia solar fotovoltaica no país, como alternativa para diversificação da matriz elétrica brasileira. A previsão é que, até 2025, os investimentos em projetos nessa área já contratados em leilões de energia cheguem a R$ 25,4 bilhões, segundo informações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

Para dar conta do crescimento desse mercado, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) ampliou a lista de laboratórios designados no país para a realização de ensaios em componentes de sistemas fotovoltaicos estabelecidos pela Portaria n.º 004, de 2011. E o CPQD, que já vinha realizando ensaios em alguns desses componentes, ganhou novas atribuições com a publicação da Portaria INMETRO n.º 521, de 18 de dezembro de 2019.

“Com isso, o CPQD torna-se apto a realizar todos os ensaios compulsórios em componentes de sistemas fotovoltaicos estabelecidos pelo INMETRO”, afirma Luiz Rômulo Guidugli Filho, especialista em Inteligência de Mercado da instituição. “Nossa estrutura de laboratórios, uma das maiores da América Latina, está preparada para atender às demandas desse setor com agilidade, confiabilidade, segurança e qualidade, características dos serviços prestados pelo CPQD”, acrescenta.

Ele lembra que, desde 2009, a organização é autorizada pelo INMETRO a realizar ensaios de inversores autônomos para sistemas de energia fotovoltaica (off-grid), de controladores de carga e descarga e de baterias. Com a publicação da nova portaria, seu escopo de ensaios passa a incluir também inversores para sistemas de energia fotovoltaica conectados à rede (on-grid), com ou sem uso de baterias, e módulos (painéis) fotovoltaicos.

Péricles de Paiva Teles, gerente de Certificação de Produtos do CPQD, enfatiza que o apoio ao cliente é um diferencial importante oferecido pela organização. “Damos orientação e suporte ao cliente durante todo o processo, desde o início dos ensaios até a submissão do processo junto ao INMETRO”, conclui.