CPQD anuncia associação ao Centro de Competência Embrapii-CIMATEC em Tecnologias Quânticas
Associação tecnológica tem como motivador o projeto Segurança Cibernética no Domínio Quântico, desenvolvido no âmbito do PPI SOFTEX
O projeto Segurança Cibernética no Domínio Quântico, que vem sendo desenvolvido pelo CPQD no âmbito do PPI SOFTEX – sob coordenação da Softex e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) -, foi o principal motivador da associação tecnológica da organização ao Centro de Competência Embrapii-CIMATEC em Tecnologias Quânticas. Além de fortalecer a parceria com o SENAI CIMATEC, responsável por esse Centro de Competência, a associação tecnológica tem como objetivo promover a capacitação da equipe do CPQD envolvida no novo projeto, bem como a troca de conhecimentos na área de tecnologias quânticas.
Aprovado em janeiro deste ano, o projeto Segurança Cibernética no Domínio Quântico tem duração de 30 meses e está alinhado às iniciativas da comunidade científica mundial e às necessidades específicas do Brasil na área de segurança cibernética. Seu foco são os novos tipos de criptografia, especialmente as técnicas de Distribuição Quântica de Chaves (QKD), os algoritmos de Criptografia Pós-Quântica (PQC) e a Geração Quântica de Números Aleatórios (QRNG). O objetivo é pesquisar na prática diversos cenários de aplicação para interconexão de infraestruturas e sistemas de TI, incluindo redes de acesso e redes de longa distância, e analisar impactos, vulnerabilidades e desafios, mapeando o potencial de aplicação das tecnologias quânticas nas diversas arquiteturas de sistemas.
A parceria entre o CPQD – que também é um Centro de Competência Embrapii (em Open RAN) – e o SENAI CIMATEC foi reforçada ainda mais durante o evento Quantum Innovation Week 2025, que aconteceu entre os dias 30 de julho e 1.º de agosto, em Salvador (BA). Promovido pelo Centro de Competência Embrapii-CIMATEC em Tecnologias Quânticas, o evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de grandes empresas para debater os avanços, aplicações e riscos nessa área. Eduardo Mobilon, líder técnico do novo projeto no CPQD, participou como especialista de um dos painéis do encontro, que abordou o tema “Riscos quânticos para o sistema financeiro: como o setor está se preparando?”