Fale com o CPQD
3 de dezembro de 2025

CPQD apresenta soluções para os desafios do setor de utilities em evento da UTC América Latina

Seminário de Transformação Digital nas Utilities aconteceu em outubro, nas instalações do Pólis de Tecnologia, em Campinas

O auditório do Pólis de Tecnologia foi o palco do Seminário de Transformação Digital nas Utilities, promovido pela UTC América Latina (UTCAL), nos dias 7 e 8 de outubro. O evento reuniu representantes de agências reguladoras, especialistas, fornecedores e gestores de empresas que atuam no setor de utilities. A sessão de abertura contou com a presença do presidente da UTCAL Dymitr Wajsman e, também, do presidente do CPQD Sebastião Sahão Junior, que deu as boas-vindas aos convidados.

Durante os dois dias de seminário, foram discutidos os principais desafios gerados por novas tecnologias – como a Inteligência Artificial (IA) – nas empresas de serviços essenciais de energia elétrica, gás, água e saneamento (utilities). A necessidade de inovação tecnológica e modernização do setor, bem como de fortalecer a segurança das infraestruturas críticas contra ameaças cibernéticas e de superar barreiras regulatórias foram alguns dos assuntos abordados nas diversas palestras e painéis do evento.

O CPQD, que há mais de 15 anos atua no desenvolvimento de projetos e tecnologias para esse setor – especialmente na área de energia elétrica -, foi responsável por duas palestras da programação. Na primeira, que aconteceu no dia 7, os especialistas Marcelo Parisi e Rosangela Leal falaram sobre o tema Transformação Digital no Setor Elétrico – Soluções e Desafios. Entre os desafios, eles destacaram a falta de uma visão holística da rede, as perdas não técnicas (conhecidas como “gatos”) e a gestão de infraestrutura compartilhada. As soluções propostas para superar esses desafios envolvem o uso de IA para a criação de redes preditivas, a automação e a otimização da colaboração entre os setores de energia e telecomunicações.

Para a gestão de redes complexas com dados de inventário em sistemas e formatos dispersos, por exemplo, a solução proposta pelo CPQD é uma plataforma de Gestão e Automação das Operações (OSS), que oferece uma visão unificada e georreferenciada da rede e permite o uso de IA para prever falhas e automatizar o diagnóstico de problemas. Para o desafio das perdas não técnicas, a proposta é a combinação das plataformas de orquestração inteligente de dados e decisões automáticas com Identidade Digital Descentralizada (IDD).

Já a questão da gestão de infraestrutura física pode ser resolvida com uma solução de gerência e notificação para compartilhamento de infraestrutura, que permite automatizar e ter controle total de contratos, projetos e ocupações. Além disso, os especialistas do CPQD apresentaram soluções para os desafios dos deslocamentos improcedentes (priorização de obras), da conectividade e automação de redes críticas e da geração distribuída.

No segundo dia do evento, a gerente de solução Elitelma Souza falou sobre os pilares tecnológicos do CPQD na palestra Inovação com Propósito, em que destacou o impacto social e econômico da inovação tecnológica.

Compartilhe
esta notícia:
vlibras